Sem medo do 'mesmo' "Ela mesma recebeu os convidados". A palavra "mesmo" como adjetivo, com sentido de adequado, conveniente, exato, idêntico etc.: "Seu projeto é mais bom que ruim. Forma correta de se usar o adjetivo, pois se comparam qualidades de um mesmo ser". "A leitura é ela mesma infinita".
substantivo feminino [Geografia] Unidade territorial com características físicas, econômicas e sociais homogêneas e que resulta do agrupamento de microrregiões, mas é menor que o estado ou macrorregião. Etimologia (origem da palavra mesorregião). Meso + região.
As Microrregiões Geográficas são conjuntos de municípios contíguos e foram definidas como partes das mesorregiões que apresentam especificidades, quanto à organização do espaço.
As mesorregiões eram uma regionalização em regiões que congregavam diversos municípios de uma área geográfica de um estado brasileiro com similaridades econômicas e sociais, dividindo-se posteriormente em microrregiões compostas de municípios limítrofes com organização espacial em comum e específica.
Mal comparando, o nível macro descreve a floresta, o meso detalha os bosques, enquanto o micro compara o desenvolvi- mento de cada árvore ao longo do tempo.
no caso em questão podemos afirmar que as microrregiões envolvem um conjunto de pequenas regiões que tem uma certa relação entre si. já as macrorregiões estão relacionados as grandes regiões que estão aglomeradas entre si, em determinada relação.
Mesorregião é uma subdivisão dos estados brasileiros que congrega diversos municípios de uma área geográfica com similaridades econômicas e sociais, que por sua vez, são subdivididas em microrregiões. MICRORREGIÃO: Microrregião é, de acordo com a Constituição brasileira de 1988, um agrupamento de municípios limítrofes.
Além da divisão regional oficial do Brasil realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existe outra regionalização brasileira (não oficial), a geoeconômica. Essa regionalização divide o território do Brasil em três macrorregiões: a Amazônica, o Nordeste e o Centro-Sul.
A divisão do Brasil em complexos regionais ou macrorregiões geoeconômicas se deu em Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Essa divisão foi feita com base em critérios econômicos e de desenvolvimento dessas regiões.