Quando Se Deve Usar Munhequeira?

Quando se deve usar munhequeira

WHATSAPP: (51)999639389 | TELEFONE: (51)3212.4603 | WHATSAPP: (51)99899-2337 | LOJA POA: (51)3228-2000 | FRETE GRÁTIS PARA SUL E SUDESTE! VEJA REGRAS.

Cuidados fundamentais ao utilizar uma munhequeira

Existem várias ações tomadas que podem diminuir a ocorrência de “pulso aberto”, como por exemplo: -Alongar os braços e as mãos antes de trabalhar/digitar -Usar mousepad com descanso ou almofada de silicone, para proteger as mãos e articulações

Bem, no geral, a munhequeira usada na musculação ou no crossfit, costuma apresentar maior flexibilidade quando o assunto é impedir determinados movimentos. Embora tal acessório possa seu usado em casos de pequenas lesões nos tendões, articulações e músculos, sua principal utilidade não é essa.

Usar munhequeira para treinar é algo comum de se ver, tanto em academias de musculação ou em esportes específicos, como tênis e calistenia. Mas você sabe qual é a verdadeira função desse tipo de equipamento? Veja como usá-la corretamente.

Pilates fortalece a musculatura? Entenda os verdadeiros efeitos

Pilates fortalece a musculatura? Entenda os verdadeiros efeitos

“Eu não recomendo o uso da munhequeira no dia a dia. Ao menos que uma pessoa tenha alguma lesão, contusão na área ou se a pessoa em seu trabalho faz muito esforço com os punhos. O uso prolongado e desnecessário da munhequeira pode enfraquecer os músculos e tendões do punho, tornando-os dependentes do suporte externo e, potencialmente, levando à perda de força e estabilidade”, orientou o médico.

Além disso, o ideal é que a munhequeira cubra o punho, que se estenda até a metade do antebraço, e, claro, a área do polegar deve permanecer livre para permitir a mobilidade.

Como evitar que o pulso aberto ocorra?

Hoje em dia, já podemos encontrar, aliás, modelos feitos especialmente para a prática de esportes, assim como opções que servem tanto para esse uso quanto para tratamentos.

• Dormência: se você utilizar de maneira equivocada a sua munhequeira é possível que sinta dormência nas mãos, aumentando as dores em casos específicos, como em quadros de artrite.

Cuidados

Cuidados

No geral, sua função é comprimir (apertar) a região em questão e, em alguns casos, certos dedos, limitando os movimentos articulares. Seu objetivo, nesse caso, é evitar esforços desnecessários e, consequentemente, diminuir a dor.

Se você pratica esportes que exigem movimentos repetitivos do pulso ou já teve lesões nessa região, a munhequeira pode ser uma excelente opção para prevenir problemas futuros.

Em casos considerados mais graves, a munhequeira é indicada para o tratamento de lesões causadas por esforço repetitivo, o que chamamos normalmente de “LER”. A LER, aliás, costuma ocorrer quando a pessoa faz movimentos constantes com os punhos flexionados, como no caso de quem usa o computador por muitas horas.

4. Você NÃO precisa SEMPRE de munhequeira

Lembre-se que, usar a munhequeira do modo indicado é de extrema importância. No geral, a órtese deve permitir que os seus dedos e polegares se movimentem até, no máximo, a metade do seu antebraço. Para que o acessório faça a diferença no seu dia a dia, o ideal é fazer pausas, nunca vestindo-o por mais tempo que o indicado.

Além disso, a munhequeira também pode ser utilizada por indivíduos com doenças como tendinite, pulso aberto ou Síndrome do Túnel do Carpo, também sendo indicado para tratamentos e cuidados em pós-operatórios.

O que é e para que serve uma munhequeira?

“No levantamento de peso, é usada para alinhar o punho evitando a hiperextensão do punho e lesões dos ligamentos. No futebol, não é tão necessário. Somente em casos, que o jogador sinta necessidade de dar suporte ou proteção ao punho. Outro esporte é a natação, onde não temos muitos movimentos que coloquem o punho em risco. Sem contar que a munhequeira pode interferir na eficiência da braçada”, detalhou Alexandre.

  1. Repouse o punho e não exercite enquanto estiver inflamado.
  2. Aplique gelo na área sensível, inchada.
  3. Siga as recomendações do seu médico ou farmacêutico no que diz respeito a tomar medicamentos para alívio da dor e da inflamação.
  4. Quando estiver saudável e sem dores, exercite o seu punho para que se mantenha flexível e forte.

Um dos principais motivos para a utilização do acessório é o tratamento de distúrbios leves no punho, o que geralmente ocorre durante a prática esportiva. Logo, faz perfeito sentido utilizá-lo também na academia, já que o mesmo pode prevenir possíveis problemas.

Caminhada é capaz de engrossar as pernas? Entenda

O primeiro passo para tratar o punho aberto é reduzir a inflamação e aliviar a dor. Na maior parte dos casos, os médicos recomendam imobilizadores para impedir que a articulação se movimente, garantindo o repouso necessário para a recuperação.

Embora sua recomendação se limite a tratamentos de saúde, é comum vermos as munhequeiras em ambientes completamente diferentes, como em academias, por exemplo. No caso destes lugares, o acessório costuma ser usado durante treinos de musculação e crossfit, com o objetivo de proteger os pulsos do impacto.

O que fazer para curar pulso aberto?

O que fazer para curar pulso aberto?

Apesar dessas vantagens e especificidades citadas pelo Guedes anteriormente, a munhequeira não faz “mágica”, ou seja, a possibilidade de dano só aumenta com o seu uso incorreto.

Pulso aberto é uma expressão usada para descrever dor na região do pulso. Esta expressão não tem nenhum fundamento ortopédico, pois não se trata de um afastamento dos ossos do pulso, como o termo “aberto” pode sugerir.

Como usar Ortese de pulso?

Passe o polegar pela abertura até a tala encaixar bem à palma. Acomode a órtese em torno do punho. Passe a faixa central através do passante e ajuste, fechando-a sobre si mesma. Repita a operação com as demais faixas, ajustando a pressão conforme necessário.

Para que serve a tala para o punho?

A tala foi criada com o objetivo de manter a região afetada por um choque ou movimento repetitivo (tendinite) imobilizada, auxiliando na recuperação de lesões, fraturas e torções na região do punho ou dos dedos.

O que fazer quando se torce o pulso?

O primeiro passo para tratar o punho aberto é reduzir a inflamação e aliviar a dor. Na maior parte dos casos, os médicos recomendam imobilizadores para impedir que a articulação se movimente, garantindo o repouso necessário para a recuperação.

O que fazer com tendinite no pulso?

Imobilização: Usar uma tala ou órtese é geralmente a primeira etapa de tratamento. A Tendinite no pulso ocorre devido à irritação recorrente do tendão em sua bainha. Descansar o tendão faz com que a inflamação diminua. Gelo: Aplicando bolsa de gelo intermitentemente na área de inflamação também pode ser benéfico.

Como evitar a tendinite no pulso?

A melhor maneira de prevenir a tendinite é realizar exercícios diários, a exemplo de alongamento e mobilizações orientadas por um fisioterapeuta. A atividade física moderada, com direito a fortalecimento da musculatura, também é uma grande aliada.

Como usar corretamente a munhequeira?

Com a mão livre, passe a munhequeira ao redor do punho, envolvendo-o. Regule a compressão com o fecho aderente. Após posicionar, retire o elástico do dedo polegar se desejar. Caso ocorram irritações na pele, suspenda o uso e consulte seu médico.

Para que serve tala de pulso?

Benefícios: - Indicado para imobilização do pulso em casos de lesões, traumas ou pós-retirada de gesso. - Proporciona descanso aos movimentos do pulso, corrigindo posições viciosas e aliviando dores causadas por tendinite e tenossinovites na região.

Como saber se seu pulso está torcido?

Os sintomas da entorse de punho envolvem: inchaço no punho; dor no momento da lesão; dor ao mover o punho; hematomas na pele ao redor do punho; sensibilidade e calor na pele. O médico ortopedista irá fazer o diagnóstico a partir de exame clínico e exames de imagem (como raio-x, ultrassom e ressonância magnética).

Qual remédio é bom para tendinite?

A medicação ou remédio para tendinite no ombro mais frequentemente usados, são os anti-inflamatórios não esteróides – AINE´s (tipo diclofenac, ibuprofeno ou mesmo inibidores da COX2 - coxibes).