É chamada de fração própria toda aquela em que o numerador é menor que denominador. Podemos também dizer que uma fração própria representa parte de um inteiro onde o seu valor é maior do que zero e menor do que um.
A fração imprópria é aquela que possui um numerador maior do que o denominador. Divida o numerador pelo denominador. Lembre-se de que a barra horizontal pode ser interpretada como um símbolo de divisão.
O numerador é o número de partes que temos e o denominador é o número de partes em que dividimos a unidade. Para representar graficamente uma fração podemos usar por exemplo figuras geometricas como o círculo, o quadrado, o retângulo, triângulos, entre outros e dividimos ela em partes iguais.
A fração 8/6 é equivalente a fração 4/3. Para chegar a esse resultado , basta dividir numerador e denominador por 2.
Veja que o inteiro representa 100% da quantidade existente. Por isso, a fração que representa um inteiro possui o mesmo número no numerador e no denominador. Logo, essa fração é equivalente a 1.
5÷4= 1,25.
A fração 1/2 significa meio de um, como você disse é “meio”. Agora já 1 + 1/2 significa “um e meio” como você disse, pois é o número 1 + meio (1/2). Observe que ½ é igual a 0,5 e é metade de um numero. Por exemplo 2 + ½ é 2,5 e lê dois e meio, como no caso do numero 1.