A sístole, que é uma espécie de contração, é responsável pela distribuição do sangue. Na diástole, o coração descansa.
Na grande circulação, o sangue do ventrículo esquerdo vai para todo o organismo, através da artéria aorta, e retorna até o átrio direito do coração, pelas veias cava. É uma circulação coração-tecido-coração - entre o ventrículo esquerdo e o átrio direito do coração.
Nesse sentido, o coração trata-se de um músculo involuntário, uma vez que funciona independente da vontade do ser vivo. Nisso, caso o ser vivo queira que o coração para e funcionar o mesmo não irá parar por conta da vontade desse ser, ou seja, trata - se de um músculo involuntário.
Durante os 70 anos que dura em média uma vida, o coração bate mais de 2,5 bilhões de vezes, a um ritmo médio de 70 pulsações por minuto, e bombeia 224 milhões de litros de sangue para o corpo de um homem e mais de 295 milhões para o de uma mulher (as mulheres têm esperança de vida maior).
O músculo estriado cardíaco ou, simplesmente, músculo cardíaco está presente no coração. Ele atua na contração desse órgão, permitindo, assim, o bombeamento de sangue para todo o organismo.