Quando Basquiat morreu? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
12 de agosto de 1988
Jean-Michel Basquiat/Data de falecimento
Porque Basquiat morreu?
Basquiat morreu de um coquetel de drogas (uma combinação de cocaína e heroína conhecida popularmente como "speedball") em seu estúdio, em 1988. Após sua morte, um filme que levava seu nome foi lançado contando sua vida que foi dirigido por Julian Schnabel e com o ator Jeffrey Wright no papel de Basquiat.
O que significa a palavra Basquiat?
Jean-Michel Basquiat foi um artista americano. Ganhou popularidade primeiro como um grafiteiro na cidade onde nasceu e então como neo-expressionista. As pinturas de Basquiat ainda são influência para vários artistas e costumam atingir preços altos em leilões de arte.
O que influenciou o trabalho de Jean-michel Basquiat?
A infância e adolescência de Basquiat Filho de uma mãe porto-riquenha e de um pai haitiano. Essa combinação resultou na fluência de Basquiat em francês, espanhol e inglês, sendo que as primeiras leituras da poesia simbolista francesa viriam a influenciar seu trabalho posteriormente.
Quais as características da arte de Basquiat?
A arte de Basquiat, chamada de "primitivismo intelectualizado", uma tendência neo-expressionista, retrata personagens esqueléticos, rostos apavorados, rostos mascarados, carros, edifícios, policiais, ícones negros da música e do boxe, cenas da vida urbana, além de colagens, junto a pinceladas nervosas, rabiscos, ...
Qual a importância de Basquiat para as artes?
Mas qual a importância de Basquiat para o cenário artístico Ele foi expoente em consagrar as manifestações vindas da rua como arte. Sua obra reflete os ritmos, os sons e a vida de Nova York nos anos 70 e 80. Ela sumariza o discurso artístico, musical, literário e político da cidade durante este período tão fértil.
Como era a arte de Keith Haring?
Keith Haring (Reading, 4 de maio de 1958 – Nova Iorque, 16 de fevereiro de 1990) foi um artista americano cuja arte pop e trabalho semelhante ao graffiti surgiu da cultura de rua da cidade de Nova York dos anos 1980. Muito de seu trabalho inclui alusões sexuais que se transformaram em ativismo social.
Qual a principal marca da obra de Basquiat?
Uma das obras mais famosas de Basquiat, Ironia do Policial Negro carrega mensagens sociais evidentes. Aqui, não existe um recado sutil nem uma insinuação: o pintor tece duras críticas às práticas racistas que vigoravam (e ainda vigoram) nos Estados Unidos.
Como era a vida de Basquiat antes da fama?
Com 18 anos saiu de casa indo morar com alguns amigos quando passou a pintar camisetas e vender nas ruas de Nova Iorque. Com o amigo grafiteiro, Al Diaz, e morando nas ruas passou a grafitar paredes e o metrô de Nova Iorque e assinar “SAMO”.
Como era a infância artística de Michel Basquiat?
Com 3 anos, Basquiat já mostrava aptidão para as artes, desenhando caricaturas e reproduzindo personagens dos desenhos animados da televisão. Com 6 anos seu programa preferido era visitar o Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e já possuía uma carteirinha de sócio.
O que caracteriza a poética de um artista?
Como disciplina teórica, a poética é o estudo das obras literárias, particularmente as narrativas, que visa esclarecer suas características gerais, a sua literalidade, criando conceitos que possam ser generalizados para o entendimento da construção de outras obras.
Quem foi Jean Michel Basquiat e qual sua importância na arte contemporânea?
Jean-Michel Basquiat (1960-1988) foi um pintor neo-expressionista e grafiteiro norte-americano, o primeiro afro-americano a fazer sucesso nas artes plásticas de Nova Iorque. Jean-Michel Basquiat nasceu no Brookling, Nova Iorque, Estados Unidos, no dia 22 de dezembro de 1960.
Quem foi Basquiat e qual a sua relação com a arte urbana?
Do ponto de vista estético, Basquiat foi um artista plástico cuja pintura transcendeu as telas. Isso é uma prática própria da arte urbana, mas que, com Basquiat, ganhou as grandes galerias do mundo. Ele pintava tudo: pratos, portas, esquadrias de janelas e peças de madeira que ele achava pelas ruas.