O planeta Mercúrio possui três recordes: é o mais rápido, o mais próximo do sol e o menor planeta do sistema solar. Mercúrio é o primeiro planeta do sistema solar, a contar a partir da proximidade com o Sol, distando-se em apenas 57,9 milhões de quilômetros da estrela em média.
No colégio, os professores ensinam os alunos a memorizar os planetas do sistema solar pela ordem de distância do Sol: “Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno”. Por isso, quando nos perguntam qual é o planeta mais próximo da Terra, é intuitivo responder: Vênus.
Talvez a confusão sobre a proximidade de Marte tenha a ver com o enorme interesse que este planeta despertou nos últimos anos entre as agências espaciais, especialmente a Nasa.
"É o planeta mais difícil de alcançar porque quando você vai para Mercúrio você se aproxima do Sol e vai ganhando velocidade (...) o que torna mais complicado entrar na sua órbita", diz o especialista.
Ora, Mercúrio, estando mais próximo do Sol do que Vénus, orbita o Sol mais rapidamente do que o nosso vizinho "mais próximo". Além disso, a maior distância de Mercúrio à Terra (quando está no lado oposto do Sol) é muito menor do que a maior distância alcançada por Vénus.
Apenas duas missões espaciais conseguiram isso até agora: a Mariner 10, em 1974 e 1975, e a sonda Messenger, em 2004, ambas da Nasa - o que torna Mercúrio o planeta menos explorado do nosso Sistema Solar.
Talvez a confusão sobre a proximidade de Marte tenha a ver com o enorme interesse que este planeta despertou nos últimos anos entre as agências espaciais, especialmente a Nasa.
É talvez contra-intuitivo, porque quando perguntamos ás pessoas qual o planeta mais próximo do nosso, tal como formulado no título, a maioria destas entendem que queremos saber qual dos planetas mais próximo da terra aquando em conjunção, e não qual o planeta cuja distância média é mais próxima da terra. É mais uma questão de interpretação da pergunta quando esta é ambígua.
A verdade é que cada planeta tem um ritmo diferente de órbita —a jornada dos planetas ao redor do Sol. Isso significa que as distâncias entre eles estão mudando. Para calcular que planeta realmente passa mais tempo perto da Terra, você precisa fazer uma média.
Em parte alguma a órbita de Mercúrio cruza com a de Vénus. Mercúrio têm um afélio de 0.466 AU. Vénus têm um periélio de 0.718 AU. Isto significa que o mais próximo que podem estar um do outro é de 0,252 AU, quase 37.7 Gm, ou seja 37.7 milhões de quilómetros. Um bocado difícil colidirem e causarem o apocalipse.
Este facto parece ser contra-intuitivo. O que isto significa é que Mercúrio não só é o planeta mais próximo, em média, da Terra, como também é o vizinho mais próximo, em média, de cada um dos outros sete planetas do Sistema Solar!
A Terra tem Vénus como o planeta mais próximo para dentro, em direção ao Sol, e Marte como o planeta mais próximo para fora do Sol. Destes dois, Vénus aproxima-se mais da Terra do que Marte nas suas respetivas aproximações. Por isso, continua a ser correto dizer que Vénus se aproxima mais da Terra do que qualquer outro planeta.
Tudo precisa partir de um princípio, então, como surgiu o sistema solar? Uma abordagem científica exata para responder essa pergunta foi possível apenas em 1687, após uma publicação de Isaac Newton. Entretanto, muitos anos mais tarde, em 1734, o filósofo sueco Emanuel Swedenborf propôs um modelo para a origem do sistema solar. Ele afirmou que uma concha de material ao redor do Sol se partiu em múltiplos pedaços, que hoje conhecemos como ‘planetas’. Atualmente, a teoria mais aceita é de que ele surgiu através do processo geral de formação estrelar.
Há coisas que aprendemos na escola e damos como certas para o resto de nossas vidas. Por exemplo, a ordem dos planetas. Quem tem boa memória deve lembrar: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Plutão, que era considerado um planeta, foi "rebaixado".
Isso foi revelado recentemente pelo programa de rádio More or Less, da BBC Radio 4, dedicado a analisar números e estatísticas da vida cotidiana. Foi um ouvinte do programa que escreveu pedindo esclarecimentos, após assistir a um programa de televisão da BBC, que dizia que Marte era nosso vizinho mais próximo.
As tecnologias têm aumentado o interesse das pessoas nos assuntos astronómicos. Sabemos hoje mais sobre o universo, sobre a nossa vizinhança galáctica, sobre os planetas que fazem parte do nossos sistemas solar e sobre uma variedade de outros assuntos ao redor do cosmos. Contudo, se lhe perguntar, assim para uma resposta rápida, qual é o planeta maios próximo da Terra, será que sabe?
Fontes: Britannica – Live Science
O Sol (do latim sol, solis) é a estrela central do Sistema Solar. Todos os outros corpos do Sistema Solar, como planetas, planetas anões, asteroides, cometas e poeira, bem como todos os satélites associados a estes corpos, giram ao seu redor.
Em outubro passado, as agências espaciais da Europa e do Japão lançaram em conjunto a terceira missão da história para esse planeta: a BepiColombo, prevista para chegar a Mercúrio em 2025.
A órbita de Vênus faz deste planeta o que pode chegar mais perto do nosso, seguido por Marte na segunda posição. Às vezes, o planeta vermelho fica muito próximo da Terra, enquanto a distância de Vênus é enorme.
Vênus é o planeta que chega mais próximo da terra, porém por menos tempo que Mercúrio, pois este permanece mais tempo próximo da terra. Isso acontece por conta da órbita que altera a distância entre os planetas.