Como sabemos, um ponto material, conhecido também com partícula é definido como sendo todo objeto cujas dimensões são desprezíveis quando comparadas com o movimento estudado.
Ao fazer isso, vemos que, como há três forças que atuam e a força resultante é nula, a melhor maneira é montar um triângulo, sempre lembrando de ligar a ponta dos vetores à extremidade do seguinte:
Para entendermos a estática do ponto material, primeiramente precisamos saber o que é um ponto material. Define-se ponto material como sendo um objeto cujas dimensões não são importantes no estudo do movimento. Note que essa definição não está afirmando que, para ser um ponto material, um objeto deva ser obrigatoriamente pequeno.
Nesse caso, repare que o ângulo formado entre F1 e F3 será o mesmo ângulo θ fornecido no enunciado. Assim, você já tem dois ângulos em mãos: θ e 90º. A partir daí, é correr para o abraço e fazer os cálculos necessários (seno, cosseno, tangente, Pitágoras etc.).
A Estática é uma área da Mecânica que estuda o equilíbrio dos corpos. Dentro dela, está o nosso foco de hoje: a estática do ponto material. Um corpo – ou ponto material – está sujeito à ação de uma série de forças, em diferentes sentidos.
Quando se trata de um ponto material em equilíbrio, essa "fila" de vetores sempre formará um polígono fechado, ou seja, a extremidade do último vetor irá se encontrar com a origem do primeiro.
Uma propriedade dos vetores consiste no fato que você pode movimentá-los pelo espaço sem que seja alterados seu sentido, sua intensidade e sua direção.
Corpo é uma quantidade limitada de matéria. Então, todo corpo possui dimensões, mas muitas vezes elas não são levadas em conta porque são muito pequenas em relação as distâncias envolvidas em certos problemas. Um corpo, em tais circunstâncias, é considerado um ponto material (a Terra em relação ao Sol; uma canoa navegando no rio Negro; o “Vivaldão” em relação à cidade). Qualquer corpo pode ser considerado um ponto material, dependendo da comparação que se faça.
O equilíbrio dos corpos é mais comum no nosso cotidiano do que podemos imaginar. Os móveis do seu quarto, as edificações e você mesmo, agora, lendo esse texto, estão submetidos a um conjunto de forças que estão se cancelando e contribuindo para o estado de equilíbrio.
Quando a força resultante é igual a zero, isso significa que nós podemos montar um polígono com as forças. Assim, quando houver três forças atuando sobre o corpo, nós podemos formar um triângulo – que, geralmente, vai ser um triângulo retângulo, ou seja, com um ângulo de 90º.
Bom, pessoal, isto posto, existem duas formas como podemos calcular a estática de um ponto material: decomposição vetorial ou método da linha poligonal. Vamos conhecer as duas formas:
Espero que você tenha entendido um pouco melhor sobre a teoria e os cálculos sobre estática de um ponto material. E se quiser ajuda para melhorar seu nível de Física em outras matérias, entre em contato comigo e escolha o curso de Física mais adequado para você!
(Unesp) Em uma operação de resgate, um helicóptero sobrevoa horizontalmente uma região levando pendurado um recipiente de 200 kg com mantimentos e materiais de primeiros socorros. O recipiente é transportado em movimento retilíneo e uniforme, sujeito às forças peso (P), de resistência do ar horizontal (F) e tração (T), exercida pelo cabo inextensível que o prende ao helicóptero
Tem dúvidas de como funciona a minha plataforma e a minha metodologia de ensino? Clique aqui e acesse gratuitamente os módulos de Cinemática e Óptica do meu SEMIEXTENSIVO exclusivo para FUVEST, UNICAMP, UNESP E UNIFESP. Tenho certeza que vai mudar a sua vida.
Agora que já sabemos o que é um ponto material, o que é necessário para que um objeto com essas características possa ser mantido em equilíbrio estático? A resposta é bem simples: basta que as forças atuantes sobre ele se cancelem, isto é, a força resultante seja igual a zero. Para entender melhor o conceito de força resultante, dê uma olhada no artigo sobre as Leis de Newton.
Observe que conseguimos encontrar um polígono fechado, pois a extremidade de F3 coincidiu com a origem de F1. Isso ocorre porque as três forças estão se anulando, caso contrário, existiria um espaço entre o primeiro e o ultimo vetor da sequência e com isso nós teríamos uma força resultante que apontaria da origem do primeiro para a extremidade do ultimo.
Vamos tomar inicialmente a força F1, em seguida colocaremos a origem da força F2 na extremidade da força F1 e, finalmente, tomaremos a força F3 e colocaremos a sua origem na extremidade da força F2. O procedimento descrito está ilustrado na figura a seguir.
A sequência escolhida na figura foi F1, em seguida F2 e por ultimo F3, mas essa ordem não é obrigatória. Nós poderíamos ter escolhido, por exemplo, F3, depois F2 e por ultimo F1. Nessa ordem ou em qualquer outra que for permitida, teremos sempre o mesmo resultado final. Observe a figura a seguir.
Vimos que, para que esteja em equilíbrio, a força resultante deve ser nula, isto é, a soma dos módulos das forças para cima deve ser igual às para baixo, e que a soma dos módulos das forças para a direita deve ser igual às para esquerda:
Pois bem, o conceito de estática do ponto material nos diz que um corpo está em equilíbrio se a resultante das forças que agem sobre ele é nula. Ou seja, a soma vetorial das forças deve ser igual a zero.
O movimento de qualquer corpo ou objeto pode ser classificado como de translação, de rotação ou uma combinação desses dois. ... Nesse caso, podemos tratar esse objeto como sendo um ponto, ou melhor, como sendo um objeto pontual.
Resposta. Corpo extenso: É todo corpo cujas dimensões interferem no estudo de um determinado fenômeno. ... Corpo pontual ou Corpo Material: É todo corpo que tem suas dimensões consideradas desprezíveis para o estudo de seu movimento. Exemplo: Um barco navegando no oceano.
Ponto material É todo corpo cujas dimensões são desprezíveis em relação a um dado referencial.
Significado de Material adjetivo Relativo à matéria, aquilo com que os corpos são constituídos. Que se refere ao corpo, em oposição ao espírito; corpóreo, concreto. ... Referente ao dinheiro, aos bens materiais; materialista: vida material. Diz-se da parte palpável de uma coisa, independente de seu valor.
Ponto Material: Qualquer corpo pode ser considerado um ponto material, dependendo da comparação que se faça. Corpo Extenso: O corpo extenso é quando o tamanho do corpo depende das dimensões do objeto, ou seja, ele é ao contrário do ponto material.
Conceitos fundamentais Referencial: ponto que determina se o objeto está em movimento ou repouso. Movimento: mudança de posição para se aproximar ou afastar do referencial. Repouso: quando a posição de um objeto não se altera em relação a um referencial.
Repouso: é definido quando a posição de um corpo em relação a algum referencial não muda em um determinado intervalo de tempo; Movimento: definimos movimento quando um corpo muda sua posição em relação a algum referencial durante determinado intervalo de tempo.
Partir do repouso é exatamente isso, velocidade inicial nula. ... Por exemplo, uma pessoa se encontra em repouso à uma distância de 40m de um posto de gasolina quando entra em movimento.
O que é o repouso no Espírito Santo?
De acordo com a personal trainer Carina Rosin, do programa Noiva em Forma, o ideal é ter 48 horas de repouso para que sua fibra muscular se regenere completamente. “Quando fazemos exercícios, rompemos as fibras musculares. Isso gera uma inflamação muscular e aí depois disso a gente faz a regeneração muscular.
Emagreça com alimentação e exercícios!
A prática regular de atividade física traz bem-estar físico e mental, além de contribuir para o bom funcionamento do coração, da circulação sanguínea, da respiração e até dos hormônios.