Retomando as discussões dos primeiros filósofos, Empédocles concordava que a Natureza possuía uma só origem, mas inovou ao pensar essa origem não apenas derivada de um princípio único, mas sim composta de quatro raízes fundamentais: terra, fogo, ar e água.
sua arche era os 4 elementos : fogo,terra, ar e agua.
Significado de Arché A palavra arché deriva do grego “arkhé,és”, com o sentido de origem, princípio, começo.
Arkhē é uma palavra originária do Grego e, segundo os pré-socráticos, significa o princípio presente em tudo, a substância da qual deriva todas as coisas que existem.
Os seguidores dessa teoria ficaram conhecidos como Milésimos e defendiam a crença da existência de deuses antropomórficos, ou seja, eram atribuídas características humanas aos deuses mitológicos.
Confira abaixo uma lista dos principais filósofos do período pré-socrático.
Escola de Mileto ou milésia foi uma escola de pensamento fundada no século século VI a.C. As idéias associadas a ela são exemplificadas por três filósofos da cidade jônia de Mileto, na costa do Mar Egeu da Anatólia: Tales de Mileto, Anaximandro e Anaxímenes.
A escola jônica recebe esse nome por se referir a filósofos nascidos na Jônia, colônia grega da Ásia Menor. Caracteriza-se pela pergunta a respeito da origem da natureza, para determinar o elemento que deu origem a todos os seres. Os principais filósofos jônicos são Tales, Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito.
A Escola Jônica, a que Tales pertencia, era composta por Tales e outros filósofos da Jônia, como Anaximandro e Anaxímenes. Como a Grécia ainda não era unificada, a região grega era composta por várias cidades independentes. A região da Jônia, onde ficava Mileto, hoje compreende ao território da Turquia.
Os principais filósofos pré-socráticos (e suas escolas) foram:
Escola jônica: surgida na região da Jônia, atual Turquia, foi palco para o primeiro filósofo, Tales de Mileto. Também a compuseram os pensadores Anaximandro, Anaxímenes, ambos de Mileto, e o filósofo Heráclito, da cidade de Éfeso.
Escola eleática é uma escola filosófica pré-socrática. Recebeu esse nome em função da cidade Eleia (da antiga Magna Grécia), situada no sul da Itália e local de seu florescimento e beleza. Nessa escola encontramos quatro grandes filósofos: Xenófanes, Parmênides, Zenão e Melisso.
Essa escola caracterizou-se por não procurar uma explicação da realidade baseada na natureza. ... Seus pensadores defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo (de Heráclito, principalmente, que acreditava na existência da pluralidade do real).
Os eleatas lidavam com os conceitos de ser , não ser , movimento , tempo , espaço , continuidade e defenderam a unicidade estática de tudo o que existe, i.e., um Uno eterno e imutável.
Pitágoras foi o primeiro filósofo a usar a palavra filosofia. Explicação: Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre os iguais. ... A expressão atribuída aos primeiros filósofos e "Pré-socráticos".
O principal problema investigado pelos filósofos pré-socráticos era sobre a origem do universo, a realidade que os cercava e também os fenômenos da natureza, antes tudo era visto de uma visão cosmogônica, que provinha dos mitos, com o início do pensamento filosófico nascia a cosmologia, a maneira de conhecer, de ...