EQST

Qual A Teoria De Carl Rogers?

Qual é a teoria de Carl Rogers?

Uma das principais ideias da teoria de Carl Rogers é a da atualização humana: ele acreditava que o ser humano, em especial, tem uma forte tendência a se atualizar e se esforçar de modo contínuo para que se sinta realizado. Desse modo, o ser humano constrói pouco a pouco quem realmente é.

Quais são as fases da abordagem centrada na pessoa de Carl Rogers?

Mesmo assim, Moreira propõe uma nova diferenciação entre as fases, que seria: 1) Fase Não Diretiva (1940—1950); 2) Fase Reflexiva (1950—1957); 3) Fase Experiência (1957—1970) e, 4) Fase Coletiva (1970—1985).

O que é empatia para Rogers?

Rogers (1957/2008) compreende empatia como sendo sentir o mundo do cliente como se fosse o seu próprio mundo, mas o terapeuta, nesse momento, não pode perder a qualidade de “como se” estivesse no mundo do outro.

Quais são as atitudes facilitadoras?

Este objetivo deve ser, então, alcançado por meio de atitudes que Rogers (1957/1992) denominou de atitudes facilitadoras: a autenticidade, a consideração positiva e a empatia. Tais atitudes fazem parte de seis condições que elencou serem necessárias e suficientes para as transformações psicoterapêuticas.

Quais as três fases do aconselhamento?

As fases que compõem o processo de aconselhamento incluem: descoberta inicial, exploração em profundidade e preparação para ação. Ao longo do tempo, o foco do trabalho de aconselhamento foi deslocado dos conteúdos técnicos específicos, para a interação de ajuda.

Como funciona o aconselhamento psicológico?

O principal objetivo do aconselhamento psicológico é resolver os problemas do paciente através da capacitação emocional e intelectual do mesmo. Em outras palavras, é habilitar o paciente a solucionar os seus incômodos a partir do conhecimento da sua personalidade e das suas experiências de vida.

Quais as três condições facilitadoras da aprendizagem para a teoria humanista?

2 O ENSINO CENTRADO NO ALUNO Tambara e Freire (2007) destacam essas atitudes facilitadoras da mudança terapêutica como sendo: a Consideração Positiva Incondicional, a Compreensão Empática e a Congruência.

O que é aceitação positiva incondicional?

A consideração positiva de um outro significativo pode ser chamada de incondicional toda vez que o indivíduo é incapaz de discriminar qualquer experiência sua como sendo mais digna ou menos digna de consideração positiva por parte daquela pessoa.

O que é a tendência Atualizante?

368). Assim, podemos perceber que Rogers considerava a tendência atualizante uma capacidade do indivíduo se reorganizar e se reestruturar, uma vez que certas condições facilitadoras deste processo sejam atendidas. (...) a tendência à atualização é a mais fundamental do organismo em sua totalidade.

O que é tendência formativa?

Tendência Formativa significa uma tendência evolucionária no universo, relacionada à dimensão inorgânica da vida, em direção a maior interconexão e complexidade, e foi localizada pelo criador desta abordagem, Carl Rogers, como pilar conceitual de sustentação da ACP, juntamente com a Tendência Atualizante.

O que significa ter compreensão empática?

O conceito de compreensão empática ocupa um lugar fundamental na psicoterapia de Carl Rogers, visa a que o psicoterapeuta capte os sentimentos e significados pessoais que o cliente está vivendo.

O que é a não diretividade?

Não-diretivismo é uma linha de pensamento pedagógico em que os próprios alunos escolhem os assuntos a serem estudados, e estudam se quiserem, diferente de outras linhas em que esta escolha é feita por professores ou por uma equipe diretiva.

O que é o método não diretivo?

No aconselhamento não-diretivo também se prioriza a apreensão da personalidade do sujeito em sua totalidade, envolvendo a percepção de suas diferenças. Todavia, na primeira abordagem é o orientador que delineia os objetivos do aconselhamento, mesmo considerando a individualidade do orientando.

O que é uma entrevista não-diretiva?

A entrevista não-diretiva é originária de uma técnica psicoterapêutica, centrada no cliente e desenvolvida por Carl Rogers utilizada para obter informações baseadas no discurso livre do entrevistado; e pressupõe que o informante é competente para exprimir com clareza sua experiência, é uma maneira de receber ...

O que é tendência liberal renovada não-diretiva?

A Tendência Liberal Renovadora não-diretiva (Escola Nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O Professor é auxiliar das experiências. ... A Escola procura preparar indivíduos competentes para o mercado de trabalho.

Qual tendência pedagógica estamos vivendo no momento?

Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.

Quando surgiu a tendência liberal tecnicista?

Surge no Brasil em meados da década de 50, mas é introduzida efetivamente no final dos anos 60, com predomínio a partir de 1978. As Leis 5.

O que é a tendência progressista libertária?

A pedagogia progressista libertária é uma pedagogia de liberdade no sistema escolar, o indivíduo é visto como produto social. ... Essa pedagogia valoriza a autogestão, acredita na liberdade total, com isso dá mais importância no processo aprendizagem e nos conteúdos de ensino para com o aluno.

O que se entende por pedagogia libertária?

A pedagogia libertária espera que a escola exerça uma transformação na personalidade dos alunos, num sentido libertário e autogestionário em que ela o institui, com base na participação dos grupos, mecanismos institucionais de mudança, através de assembleias, conselhos, eleições, reuniões e associações.

Quem criou a pedagogia libertária?

Pierre-Jo- seph Proudhon

Quais as características da pedagogia libertadora?

Esta pedagogia propõe uma educação crítica a serviço da transformação social. ... A Pedagogia Libertadora utiliza "temas geradores", ou seja, os alunos são alfabetizados com as palavras que usam no dia-a-dia, sempre associando o processo de alfabetização com a vida.

Quando a educação não é libertadora?

Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor” Neste sábado (19), as redes sociais amanheceram e passaram o dia apresentando homenagens ao educador, filósofo, advogado, professor, pesquisador, pedagogo, pensador, escritor Paulo Freire.

Em que se baseia a pedagogia libertadora e em que consiste o pensamento pedagógico de Paulo Freire?

O mais célebre educador brasileiro, autor da "Pedagogia do Oprimido", defendia como objetivo da escola ensinar o aluno a "ler o mundo" para poder transformá-lo. ... O principal livro de Freire se intitula justamente Pedagogia do Oprimido e os conceitos nele contidos baseiam boa parte do conjunto de sua obra.

Qual foi a proposta de Paulo Freire?

O filósofo e pedagogo Paulo Freire é o educador brasileiro mais prestigiado e conhecido mundo afora por inovar o ensino com a proposta de aplicação de um método de alfabetização cujo objetivo principal é o de estimular (as)os alun(as)os a refletirem sobre a realidade vivida.

Qual o nome de Paulo Freire?

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial, tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica.

Porque as pessoas criticam Paulo Freire?

Isso porque Freire acreditava na educação como ferramenta de transformação social, como forma de reconhecer e reivindicar direitos. ... Um outro ponto sensível aos militares da época tocado por Freire e o Plano Nacional de Alfabetização era o direito ao voto. Na época, apenas quem sabia ler e escrever poderia votar.