A eutrofização é o nome dado ao aumento de nutrientes na água (principalmente fosfato e nitrato), ocasionando um aumento significativo na população de algas e de micro-organismos decompositores na água, levando a uma brusca redução do teor de oxigênio dissolvido.
A eutrofização é um fenômeno que ocorre como consequência do aumento da quantidade de nutrientes no ambiente aquático. Pode ocorrer por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana.
As algas podem ser o futuro da energia limpa. Assim, sempre que ocorre a fotossíntese, as algas consomem o CO2 e aumentam de volume enquanto absorvem os poluentes. ...
A matéria orgânica sofre um processo de decomposição que implica no consumo do oxigênio presente no meio. ... O processo de enriquecimento das águas por matéria orgânica é denominado eutrofização e freqüentemente é causado pelo despejo de esgotos ou ainda de produtos como o vinhoto, acarretando graves problemas ambientais.
Atividades antrópicas que causam lançamento principalmente de esgoto doméstico nos mananciais provocam um aporte de macronutrientes como fósforo e nitrogênio, aumentando a concentração destes elementos químicos na água, consequentemente há um desequilíbrio no ambiente aquático propiciando as cianobactérias a um ...
Cianobactérias são microorganismos procarióticos, isto é, tem estrutura celular que corresponde a célula de uma bactéria. São fotossintetizantes, apresentando fotossistemas I e II mas sem estar organizados em cloroplastos, como as plantas.
b) O que ocorre com os níveis de oxigênio dissolvido na água em ambientes eutróficos? ... Isso ocorre porque, com a eutroficação, há a prolifera- ção excessiva de algas, que em seguida morrem e são decompostas por microorganismos aeróbios; a ação desses organismos faz diminuir o teor de O2 na água.
A oxigenação do aquário se dá pela troca gasosa entre a água do aquário e a atmosférico. Existe um equilíbrio entre a quantidade de gás que fica na água que é chamado ponto de saturação. ... Quanto maior a salinidade, menor a saturação de oxigênio na água.
Exposições prolongadas a concentrações abaixo de 5mg/L podem não matar alguns organismos presentes, mas aumenta a susceptibilidade ao estresse. Exposição abaixo de 2 mg/L podem levar à morte a maioria dos organismos. A análise de OD em águas subterrâneas tem uso mais limitado como indicador de poluição.
Aumento de temperatura desloca para a nova direita (antiga esquerda). Nesse sentido, a diminuição de temperatura promove o deslocamento do equilíbrio para o lado onde o oxigênio está dissolvido (aquoso). Já o aumento, faz com que o oxigênio se dissolva menos, ficando preferencialmente na forma gasosa.
O oxigênio se dissolve nas águas naturais proveniente da atmosfera, devido à diferença de pressão parcial. Este mecanismo é regido pela Lei de Henry, que define a concentração de saturação de um gás na água, em função da temperatura: CSAT = α.