Vira-lata ou rafeiro é a denominação dada aos cães ou gatos sem raça definida, SRD (Sem Raça Definida), sendo CRAND (Cachorro de Raça Não Definida) e GRAND (Gato de Raça Não Definida), como são geralmente referenciados em textos veterinários.
Podemos separá-los em “categorias”: híbridos, que são a mistura de duas raças definidas (Labrador e golden, por exemplo); mestiços, que possuem características físicas de duas ou mais raças e os Vira Latas que, por carregarem a genética de diversas raças, não se assemelham fisicamente com nenhuma raça definida.
Como saber a raça do meu cachorro?
Na pecuária leiteira, considera-se gado mestiço aqueles animais derivados do cruzamento de uma raça pura de origem europeia e que seja especializada na produção de leite (Holandês, Jersey, Suíça-Parda), com uma raça pura de origem indiana, uma das várias que formam o grupo Zebu (Gir Leiteiro, Guzerá, Sindi e Indubrasil ...
SRD é uma sigla usada para os cães ou gatos Sem Raça Definida, também conhecidos como vira lata.
Pastor-alemão: 30 – 40 kg
Como fazer o meu cachorro engordar
Má alimentação Rações inadequadas, de baixa qualidade ou uma quantidade escassa vão fazer com que o cachorro emagreça rapidamente. Podem surgir problemas como a DII (Doença inflamatória do Intestino) que impede uma correta absorção dos nutrientes.
Modo de uso e posologia Misturar Cevavita ao alimento nas seguintes dosagens: - Aves de criação caseira (Frangos de Corte): 2 g por ave por dia - Postura: 5 g por ave ao dia. - Cães (Pequeno porte): 3 a 5 g ao dia por animal, dependendo do tamanho. - Gatos e coelhos: 2 a 4 g ao dia por animal, dependendo do tamanho.
Um filhote deve comer apenas ração para filhotes, mas você pode aumentar a quantidade ou frequência de alimentação para ajudar no ganho de massa. Misturar a ração de adultos e de filhotes é uma forma de engordar o cão de forma controlada; não dê só ração de filhotes, pois o ganho de massa será muito grande e rápido.
Animal desnutrido precisa de cuidados especiais. Não é só encher de comida
Neste caso, podem ser oferecidos alimentos ricos em proteínas e, principalmente, em vitaminas (B6, B12, selênio). Legumes e frutas são exemplos. Cenoura – fonte de fibras, minerais (como fósforo, potássio, cálcio e sódio) e vitaminas (A, B2, B3 e C).
Alimente a sua cadela grávida com a quantidade sugerida na embalagem da ração e continue alimentando-a com a ração para filhotes até que seus filhotes tenham terminado o desmame. Pergunte ao seu veterinário se você deve disponibilizar a ração para ela o tempo todo depois que os filhotes nascerem.