a) Qual a moral da história? Ela está explícita no texto? A moral é que é difícil aceitar uma opinião diferente da nossa, mesmo que sejam apresentados argumentos bem embasados. Não, ela não está explícita no texto.
A moral dessa história é que todas as ações geram consequências. Enquanto a cigarra se divertia, a formiguinha só trabalhava. Mas, no fim, o esforço da formiga é compensado pela fartura e a cigarra, que não se preparou, ficou sem ter o que comer.
A moral afirmada no final da fábula é: É fácil desprezar aquilo que não se pode obter ou de uma maneira mais simplificada ' ' É fácil falar mal daquilo que não se pode ter ' '
A moral do texto "Dona Conceição e o Senhor Joaquim" é a de que quando duas pessoas tem dificuldades em aceitar opiniões contrárias, é melhor evitar desentendimentos, pois não importa o quão embasados sejam os argumentos de ambos os lados, a outra pessoa não tem a intenção de concordar de qualquer forma.
03 – Qual a reação do Senhor Joaquim ao ser chamado de “frango”? A reação dele foi de raiva.
Resposta. Explicação: Por que ela não conseguia pega - los pois era alto de mais a ela, mas não queria assumir que não conseguia pegar porque ela era orgulhosa de mais pra isso!
Fábula é uma palavra originária do latim, que significa história, jogo e narrativa. E de fato, o gênero textual se caracteriza por ter um texto metafórico, escrito em verso ou prosa, onde os personagens são animais que possuem muitas características humanas, tais como a fala, hábitos e pensamentos.
A raposa vinha pela estrada quando viu uma parreira carregada de suculentas uvas vermelhas. "Essas uvas já estão no papo", pensou. Doce ilusão. A raposa tentou de tudo, mas os cachos estavam tão altos que não conseguiu apanhar um bago que fosse.
Resposta. Resposta: alternativa (a) "quem não tem, despreza o que deseja".
Características da raposa A raposa é tida como um ser astucioso, encontrando bem caminhos para se safar de algumas situações. Nessa fábula em específico, sua própria natureza acaba por traí-la e frustrá-la.
Raposas são pequenos a médios mamíferos onívoros pertencentes a vários gêneros da família Canidae. As raposas têm o crânio achatado, orelhas triangulares verticais, focinho pontiagudo e ligeiramente arrebitado e uma cauda longa e espessa.
Usado em gírias, pode ser definido como mulher vagabunda, safada; mulher que deseja se aproveitar dos bens do homem.
A raposa simboliza não apenas a astúcia dada pela inteligência, mas também a capacidade de encontrar soluções para novos problemas que surgem. Se nenhum animal encontrar uma maneira de cruzar o rio, a raposa encontrará um tronco e o empurrará, ou encontrará um atalho.
- Possuem hábitos de vida crepusculares e noturnos (quando saem para caçar e reproduzir). - Assim como os cães, desenvolveram um faro bastante apurado. - Entre dezembro e março é o período de reprodução das raposas.
A raposa fala da responsabilidade de se cativar alguém Quando ensina sobre a importância de ser cativada, a raposa também destaca para o pequeno príncipe o fato de que, quando se cativa alguém, também se é responsável por aquele que cativamos.
Para a caça, utilizam a sua capacidade de se deslocar silenciosamente, em vez de utilizarem a velocidade. A raposa comum (Vulpes vulpes) encontra-se na Europa e na Ásia Setentrional.
O simbolismo da raposa é muito antigo e muda constantemente, de acordo com a cultura em que está estabelecida. Entre o povo indígena do Hemisfério Norte, por exemplo, acreditava-se que o significado da raposa era de nobreza e calma, nas planícies o animal era visto como um animal astuto, imprevisível e traiçoeiro.
Animais. Raposas são animais pertencentes à Família Canidae, assim como os cães, lobos, chacais, coiotes e mabecos. Todos esses animais, geralmente de médio porte, podem viver tanto solitários quanto em grupos, sendo este geralmente um hábito daqueles de tamanho maior.
"As raposas usam sua saliva como cheiro e também têm glândulas na região dos lábios conhecidas como glândulas circumoral", diz Harris. "Nós não sabemos a função precisa dessas glândulas de cheiro, mas você vê as raposas esfregando os lados de suas bocas e o pescoço em todo tipo de objeto.