O homem que entrou para a história conhecido como Tiradentes, nasceu no dia 12 de novembro do ano de 1746, na localidade onde hoje se encontra a pequena cidade de Ritápolis, no estado de Minas Gerais. Tiradentes nasceu em um Brasil que ainda era colônia de Portugal, em um Brasil onde a escravidão ainda estava em vigor, ele nasceu em uma época que o nosso país era altamente explorado de acordo com os interesses europeus sobre as nossas terras e sobre as nossas riquezas.
Tiradentes nasceu em uma família de classe média, ele morava em uma fazenda com seus pais e seus irmãos, nessa fazenda inclusive eles possuíam escravos, mas seus pais morreram muito cedo, os filhos não conseguiram administrar os bens e dessa forma tudo que a sua família tinha foi perdido, portanto, ainda bem jovem Tiradentes começou a trabalhar nas mais diversas funções, atuando como comerciante, como tropeiro, como dentista e um pouco depois se tornou um militar.
Por isso, a extração de ouro tornou-se a principal atividade econômica da Coroa Portuguesa durante o século XVII e XVIII. Além de explorar as minas, trabalhadores e escravos, cobravam-se altos impostos da colônia como o quinto, derrama e capitação.
Durante o século XVIII, os portugueses voltaram sua atenção para a região das Minas Gerais, na medida em que foram encontradas diversas minas de ouro e diamantes no local. Vem daí o nome do estado.
Após Tiradentes ser morto, Portugal quis prejudicar a sua imagem e por muito tempo conseguiu, eles o pintaram como o traidor de Portugal, como o desordeiro, como o bandido da nação e por um período ele foi completamente deixado de lado na história, o ponto é que quando o Brasil se tornou República, os governantes achavam que faltava um herói nacional, que representasse o Brasil livre, a independência, o advento das ideias e então resgataram a memória de Tiradentes, que passou a ser lembrado e exaltado como herói nacional, mais tarde ele ganhou até mesmo um dia todo seu, que é comemorado na data de 21 de abril.
Estava composto de cerca de 30 membros dos quais se destacam o poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e o poeta mineiro Cláudio Manuel da Costa (1728-1789).
“Ele tinha um desejo de contrariar o fisco português, que ia executar a cobrança de impostos atrasados na região, mas Tiradentes acabou sendo incriminado durante a prisão dos envolvidos na inconfidência mineira”, comenta.
No seu cargo como militar ele chegou a um pouco de estagnação, onde só passavam daquele posto, os portugueses ou pessoas de nome importante na sociedade e por isso resolveu deixar o trabalho como militar para trás, dessa forma, voltou a região onde hoje é o estado de Minas Gerais, ele vivia principalmente na antiga capitania de Vila Rica.
Essa data é feriado nacional e faz homenagem a Tiradentes, considerado um herói nacional, mártir e Patrono da Nação Brasileira.
O Dia de Tiradentes é comemorado 21 de abril no Brasil desde 1890, logo após a Proclamação da República.
Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado, na praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792.
De acordo com o professor de história, o feriado de Tiradentes foi aprovado em 1949, no governo do general Eurico Gaspar Dutra, com o intuito de celebrar a memória das forças armadas, que cultuam o Tiradentes como um grande líder militar.
No entanto podemos observar o exemplo dos estadunidenses que se tornaram livres, fortaleceram a nação, criando todo um sistema de comercio próprio, fizeram o seu país ser poderoso, quando nenhuma outra colônia havia conseguido esse feito, o Brasil poderia ter tomado esse grupo graças a Tiradentes, mas apesar das suposições que podem ser feitas, podemos afirmar que Tiradentes é considerado um herói porque lutou por mais direitos, melhorias e investimentos para o Brasil, quando ninguém mais o fazia, ele foi pioneiro em suas ações, ele teve coragem, ele lutou pelo que achava certo.
Ficou preso durante três anos e foi o único do grupo dos Inconfidentes a ser condenado à forca. Foi enforcado e depois esquartejado, na praça da Lampadosa, no Rio de Janeiro, dia 21 de abril de 1792.
Em 1788, Tiradentes envolveu-se no movimento revolucionário da Inconfidência Mineira contra a Coroa portuguesa. Foi preso em 10 de maio de 1789, no Rio de Janeiro, quando tentava captar apoio para sua causa.
Estava composto de cerca de 30 membros, dos quais se destacam o poeta luso-brasileiro Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e o poeta mineiro Cláudio Manuel da Costa (1728-1789).
Tiradentes é o apelido que foi dado a Joaquim José da Silva Xavier (1746-1792), que ficou conhecido por ter sido o único participante da Inconfidência Mineira, ocorrida em 1788, a receber a pena de morte. Ele foi acusado de conspiração pelas autoridades da Coroa Portuguesa e foi morto no dia 21 de abril de 1792./span>
Tiradentes é, na realidade, um apelido de Joaquim José da Silva Xavier, líder da Inconfidência Mineira e um dos símbolos do republicanismo no Brasil. Nascido em Minas Gerais no ano 1746, Joaquim perdeu os pais ainda jovem e, por esse motivo, foi criado pelo tio./span>
Principal personagem da Inconfidência Mineira, revolução de caráter separatista, Tiradentes foi o único a confessar os planos separatistas da revolução e foi condenado por isso. Muitos anos depois, em 1965, já na primeira fase do Regime Militar no Brasil, o presidente marechal Castelo Branco, sancionou a Lei Nº 4./span>
Entre tantas carreiras, o que tornou Tiradentes um herói nacional foi o fato de ter sido um dos líderes da Inconfidência Mineira, movimento contra os impostos exacerbados no Brasil que durou de 1789 a 1792./span>
“Se dez vidas tivesse, dez vidas daria”
No dia 21 de abril, comemora-se o Dia de Tiradentes. O feriado faz alusão à morte do mineiro Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido na história nacional como Tiradentes, o herói da Inconfidência Mineira./span>
Ritápolis, Minas Gerais, Brasil
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
de Ouro Preto