EQST

Qual A Importncia Do Construtivismo?

Qual é a importância do construtivismo?

A grande contribuição do Construtivismo, pautado na obra de Piaget e na aplicação pedagógica das teorias construtivistas, em relação à educação é a de que a aprendizagem não acontece de forma passiva pelo aluno, cabendo ao professor a tarefa de criar possibilidades enquanto sujeito mediador da aprendizagem e promover ...

O que significa ciência Segundo Popper?

A noção de ciência para Karl Popper pode ser pensada a partir de dois pontos fundamentais: o caráter racional da ciência e o caráter hipotético das teorias científicas. A racionalidade está relacionada também com duas outras características importantes da ciência: a busca da verdade e o progresso do conhecimento.

Quais são os princípios do ideal de cientificidade na concepção construtiva de ciência?

As características do construtivismo vão desde a formação do conhecimento através do currículo quanto a passagem das experiências de vida. ... Um bom exemplo para essa reflexão está nas atividades que falem sobre todas as regiões do Brasil e a pluralidade do conhecimento.

O que é Ciência para Thomas Kuhn?

Para Kuhn, a ciência é um tipo de atividade altamente determinada que consiste em resolver problemas (como um quebra-cabeça) dentro de uma unidade metodológica chamada paradigma. ... A Ciência Normal também ocorre quando da ruptura e substituição de paradigmas (o que não significa voltar ao estágio da pré-ciência).

Qual o problema do método indutivo segundo Karl Popper?

Karl Popper fez críticas à indução. O princípio indutivo do método científico buscava comprovar teorias mediante a experiência decorrente da observação cuidadosa de uma série de eventos. ... Assim, Popper formulou o Método Hipotético Dedutivo.

Qual é o problema envolvido com a utilização apenas do método indutivo?

O problema da indução é a questão filosófica sobre se o raciocínio indutivo (uma generalização ou uma previsão não dedutiva) leva ao conhecimento. Uma generalização é qualquer argumento não dedutivo cuja conclusão é mais geral do que as premissas.

Quais são os problemas da interpretação Indutivista ingênua da ciência?

Resposta: Segundo a linha indutivista, a ciência começa com a observação. ... O problema põe em causa todas as reivindicações empíricas feitas na vida quotidiana ou através do método científico e faz uma crítica à afirmação de que o conhecimento só pode ser construído a partir da observação.

Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas?

Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas Kuhn: “Talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais” (Kuhn, 2011, p. ... a) Para realizar a história da ciência, é preciso analisar o passado com o olhar fixo no presente, ou seja, buscar os precursores das teorias científicas em voga.

Como podemos interpretar a citação acima assinale a opção correta?

Assinale a opção correta: a) Para realizar a história da ciência, é preciso analisar o passado com o olhar fixo no presente, ou seja, buscar os precursores das teorias científicas em voga.

Como podemos interpretar a seguinte citação de Thomas Kuhn talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais?

"Talvez a ciência não se desenvolva pela acumulação de descobertas individuais" (Kuhn, 2011, p. 20). KUHN, T. S. ... d) Para realizar a história da ciência, é preciso entender que as teorias antigas são menos científicas que as teorias que surgiram depois.

Qual era a formação inicial de Thomas Kuhn?

Thomas Kuhn foi um físico norte-americano e estudioso primordial no ramo da filosofia da ciência. Nasceu em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos, no dia 18 de julho de 1922. Ingressou na Universidade de Harvard, onde fez curso de física. Desta faculdade, recebeu o título de mestre e doutor.

Qual era a formação inicial de Thomas Kuhn antes de se interessar pela história e filosofia da ciência?

Qual era a formação inicial de Thomas Kuhn antes de se interessar pela história e filosofia da ciência? * Física Teórica História Filosofia Química.

Qual foi a principal obra de Thomas Kuhn?

Obra. Seu primeiro livro foi A Revolução Copernicana, publicado em 1957. Mas foi em 1962, com a publicação do livro Estrutura das Revoluções Científicas, que Kuhn se tornou conhecido não mais como físico, mas, sim, como intelectual voltado para a história e a filosofia da ciência.

Quais são as principais ideias de Thomas Kuhn?

Suas principais idéias: Os saltos qualitativos preconizados por Kuhn ocorrem nos períodos de desenvolvimento científico, em que são questionados e postos em causa os princípios, as teorias, os conceitos básicos e as metodologias, que até então orientavam toda a investigação e toda a prática científica.

O que Thomas Kuhn fala sobre rompimento de paradigmas?

De acordo com Kuhn, um paradigma científico é a forma de se fazer ciência, ou seja, traz leis e conceitos implícitos do que se deve fazer e do que não se deve fazer. ... O novo paradigma deve ser inteligível. O novo paradigma deve também ser plausível, ou seja, capaz de resolver problemas e gerar novos resultados.