Organismo unicelular pertencente a classe Rizópode. Alimentam-se por fagocitose ou pinocitose, com digestão intracelular. Causadora da amebíase, doença na espécie humana que tem por principal sintoma a diarréia.
Seu agente etiológico é o protozoário Entamoeba histolytica, que através da secreção de proteinases é capazes de destruir o tecido hospedeiro, matando as células-alvo por contato e fagocitando eritrócitos. Dessa forma, os trofozoítos invadem a mucosa intestinal, provocando a colite amebiana.
Resposta. ino. Os cistos são estruturas de Resistência. ... Assim em períodos de seca no lago onde eles moram, eles podem formar cistos resistentes a desidratação, e ficar até anos dessa forma, esperando as condições favoráveis voltarem.
A giárdia possui apenas um hospedeiro definitivo e após a ingestão, os cistos se rompem no duodeno, formando trofozoítos, que se multiplicam. Os cistos então, que são a forma resistente do parasita, são eliminados pelas fezes em grande quantidade, podendo sobreviver no ambiente, fora do corpo, por um longo período.
A giárdia (Giardia lamblia) é um protozoário microscópico que parasita o intestino dos mamíferos, inclusive de seres humanos. Nos seres humanos, costuma parasitar o intestino delgado, principalmente em segmentos de duodeno e jejuno.
Giardíase. Descrição: Infecção causada pelo protozoário Giárdia lamblia, que pode se apresentar tanto na forma de cisto quanto na forma de trofozoíto. Causa: Sua forma de infecção se dá pelo contado direto ou indireto com as fezes de pessoas infectadas.
O vetor causador da doença pode se apresentar de duas maneiras: cistos e trofozoítos (estágio adulto do protozoário). Eles são resistentes e não morrem com os ácidos liberados pelo estômago. Assim, chegam ao intestino delgado.