11.
Quem nasce ou reside na cidade de Jataizinho é chamado de Jatainhense. O estado Paraná possuí uma área total de Km² e está localizado na Região Sul do Brasil. A capital do Estado Paraná é Curitiba. Quem nasce ou mora no Estado Paraná é chamado de Paranaense.
Vizinho dos municípios de Assaí, Ibiporã e Londrina,Jataizinho se situa a 10 km a Sul-Leste de Ibiporã a maior cidade nos arredores. Situado a 408 metros de altitude, de Jataizinho tem as seguintes coordenadas geográficas: Latitude: 23° 17' 5'' Sul, Longitude: 50° 56' 56'' Oeste.
Fazem parte do Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná os municípios de Antonina, Campo do Tenente, Carambeí, Castro, Curitiba, Lapa, Morretes, Palmeira, Paranaguá, Ponta Grossa, Porto Amazonas e Rio Negro. Outras cidades poderão ser incorporadas.
15 lugares para conhecer no interior do Paraná
São alemães, poloneses, ucranianos, italianos, japoneses, povos que ajudaram a construir o Paraná de hoje. As 28 etnias que colonizaram o Estado trouxeram na bagagem sua cultura, costumes e tradições.
O Paraná Tradicional corresponde ao litoral, à região de Curitiba e dos Campos Gerais, foi a primeira frente de ocupação do Estado. Essa frente foi inaugurada por mineradores paulistas no século XVII, atraídos pela existência de ouro de aluvião.
Dessa forma, contribuiu para o desenvolvimento da economia paranaense, a qual ocorreu por meio de ciclos: ouro, tropeirismo, erva-mate, madeira, café.
Desmembramento político da província da Capitania de São Paulo e instituição da Província do Paraná. A emancipação política do Paraná foi um acontecimento pelo qual o Paraná desmembrou-se da Província de São Paulo, transformando-se na mais nova província do Brasil Império, em 19 de dezembro de 1853.
A grande maioria do ouro e da prata é extraída da galena argentífera, como um produto subordinado à mesma. O Paraná produz muita prata, que extrai-se em Adrianópolis. Municípios possuidores de jazidas de ouro: Campo Largo, Bocaiúva do Sul, Morretes, Cerro Azul e Adrianópolis.
São administrados pela Infraero o Aeroporto Governador José Richa em Londrina, o Aeroporto Internacional Afonso Pena e o Aeroporto do Bacacheri, em Curitiba, e o Aeroporto Internacional Cataratas, em Foz do Iguaçu, além do Aeroporto de Cascavel e o Aeroporto de Maringá, administrados pelas respectivas municipalidades.
O aeroporto atua nos negócios da cidade tão veloz como a internet, potencializa todas as cadeias produtivas e cria uma mobilidade jamais experimentada na sociedade local. O aeroporto exerce grande influencia no desenvolvimento da cidade, da mesma forma como as rodovias e automóveis exerceram no século 20.
A cor verde indica que o aeroporto opera normalmente; a cor amarela indica operações por instrumentos; a vermelha indica que o terminal está fechado para pousos e/ou decolagens.
O Aeroporto Governador José Richa, em Londrina, no Norte do Paraná, o Aeroporto Silvio Name Júnior, em Maringá, no Noroeste do Paraná, e o Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná, trabalhavam em modo visual.
O Paraná tem 98 aeroportos públicos e privados, localizados em diversas cidades do Estado. Quatro são administrados pela Infraero, 35 pelas prefeituras municipais e 59 são particulares.
Aeroporto do Paraná - Bacacheri.
Aeroporto Internacional de Curitiba - Afonso Pena
O Estado de São Paulo conta com mais de 30 aeroportos. Os dois maiores, Guarulhos e Viracopos, são administrados pela iniciativa privada em sociedade com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), enquanto outros três, Congonhas, Campo de Marte e São José dos Campos, são gerenciados pela Infraero.