Complemento nominal, uma vez que completa o sentido do adjetivo “capaz”. Admiro o grande homem que você é. Este é o jornal por que fui homenageado.
Se você conseguir trocar a oração subordinada pelo pronome "isso", está confirmado que é uma oração subordinada substantiva. Classificando a função sintática do pronome, você terá o tipo de subordinada. ... "Isso" é objeto direto, a oração é subordinada substantiva objetiva direta.
Geralmente, isso emprega-se, quando este pronome se refere a um ser que está perto da pessoa, para quem se fala; e emprega-se isto, quando este pronome se refere a um ser que se encontra perto de quem fala: ... O pronome isso refere-se ainda ao seguinte: 1. – Refere-se a alguma coisa já mencionada: Olha, isso não sabia eu.
Dica importante: “Mim”, que é um pronome pessoal oblíquo tônico e deve estar sempre precedido por uma preposição, só será utilizado quando desempenhar a função de complemento em uma oração.
"Desta" é a contração dos pronomes "de" e "esta", enquanto "dessa", dos pronomes "de" e "essa". "Desta" deve ser usado ao referir-se a algo próximo, no tempo presente ou que será mencionado. "Dessa", para algo distante.
As duas grafias, "está" e "estar", existem na língua portuguesa. O termo "estar" é a forma verbal no infinitivo, enquanto "está" indica a conjugação da 3ª pessoa no singular do mesmo verbo.
1. Estar no mundo. [Pop.] Estar desencaminhado na vida, fazendo coisas ruins ou/e perigosas.
A forma correta de escrita da palavra é estou. Tou e tô são formas abreviadas da palavra estou e devem ser usadas apenas em linguagem falada, em contextos informais. Estou é a forma conjugada do verbo estar na 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo: eu estou.