A função dos carboidratos é energética e estrutural. Isto é, existem carboidratos que são armazenados sob a forma de amido ou glicogênio nos organismos para posteriormente serem quebrados em glicose, fornecendo energia ao organismo.
Os carboidratos são nutrientes que representam importante fonte de energia para nosso organismo. Desempenham diversas funções em nosso organismo, entre elas, a nutrição das células do sistema nervoso central.
Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgãnicos,portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.
Além da função energética, os carboidratos também têm função estrutural, pois participam da formação de estruturas dos seres vivos. Os carboidratos são classificados em monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos, de acordo com a organização e tamanho de suas moléculas.
Os carboidratos são substâncias formadas principalmente por carbono, hidrogênio e oxigênio. Os carboidratos, conhecidos também como glicídios ou açúcares, são importantes biomoléculas que constituem a base da nutrição dos organismos não fotossintetizantes.
Estrutura. Os carboidratos são compostos orgânicos constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio, que geralmente seguem a fórmula empírica [C(H2O)]n, sendo n ≥ 7. A proporção entre os átomos de carbono, hidrogênio e oxigênio é de 1:2:1.
Frutas e vegetais com baixo teor de carboidrato Abobrinha, acelga, agrião, alface, aspargos, berinjela, brócolis, cenoura, chicória, repolho, couve flor, espinafre, nabo, pepino, abóbora e tomate; Abacate, morangos, framboesa, amora, mirtilos, pêssego, cereja, ameixa, coco e limão.