Separa o período: Não sei / se ela vem. Período composto por subordinação. ... Logo, a segunda oração é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
Exemplos de que como conjunção integrante É essencial que você tenha uma alimentação saudável. Eu só desejo uma coisa: que eu consiga terminar meu doutorado. Já sabemos que você irá embora amanhã. Sei que será necessário um grande investimento inicial.
Para descobrir se se trata de uma conjunção integrante (que) é só analisar que antes dele não há um substantivo (haja vista que “necessário” é a palavra que o antecede). Portanto, ele não faz o papel de substituto de nenhum termo.
Enquanto conjunção a palavra SE pode ser: 1.
– Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.
Funções do se
PRONOME REFLEXIVO (função morfológica): Indica que a ação praticada pelo sujeito recai sobre o próprio sujeito (voz reflexiva). É substituível por a si mesmo, a si próprio.
pronome Expressa reciprocidade; indica a ação do verbo cujo sujeito é alterado: Capitu penteava-se em frente ao espelho. Indica indeterminação; algo ou alguém indefinido: ainda não se sabe o resultado? conjunção Introduz uma oração com sentido adicional ao da oração principal: não tinha certeza se ele chegaria.
Colocá-los juntos pode indicar ações quando você se culpa ou tem algo desconfortável de falar; um assunto doloroso; algo difícil de expressar; algo que incomoda e é difícil de expressar. 👉 👈Essa combinação pode mostrar que você sofreu algumas injustiças ou queixa.
Uma concessão ocorre quando o governo (seja ele municipal, estadual ou federal) transfere a um terceiro (normalmente uma empresa privada) o direito de realizar e explorar algo que normalmente seria de sua responsabilidade. Por exemplo: o governo estadual realiza a concessão de uma rodovia para uma empresa privada.