O compressor tem a função de circular o refrigerante no interior do circuito, especificamente retirando-o como um gás do evaporador e depois comprimindo-o e fornecendo-o a uma pressão mais elevada à condensação.
COP (coeficiente de desempenho) Q. COP é definido como a relação entre a potência (kW) extraída da bomba de calor como refrigeração ou calor, e a potência (kW) fornecida ao compressor.
Tipos de Sistemas de Refrigeração
Para dimensionar o sistema de refrigeração é importante determinar corretamente a carga térmica, para que assim o compressor, evaporador, condensador e válvula de expansão sejam selecionados de forma adequada (ASHRAE, 2009).
Calcule a carga térmica (BTUs)
Considerar a somatória da potência de cada componente: Q3=W1 + W2 + Wn. Com esses dados, é possível saber a carga térmica total, que é a somatória de todas as cargas térmicas a serem retiradas pelo evaporador, dividida pelo percentual de funcionamento requerido para o compressor.
Carga térmica é a quantidade de calor que deve ser retirada ou fornecida a um local ou sistema, por unidade de tempo, objetivando a manutenção de determinadas condições térmicas (MENEZES, 2005).
A carga térmica é a quantidade de calor sensível e latente, que deve ser retirada (resfriamento) ou colocada (aquecimento) no recinto a fim de proporcionar as condições de conforto desejada ou manter as condições ambientes adequadas para a conservação de um produto ou para realização de um processo de fabricação.
Fórmula para calcular o metro cúbico. Não há segredos para entender como calcular o metro cúbico. Mas há algumas regras. Basicamente, tudo que você precisa fazer é multiplicar a altura pelo comprimento e depois o resultado, pela largura, assim: A x C x L.
Isso acontece em função do ar ser respirado por muitas pessoas ao mesmo tempo numa sala fechada, liberando excessivamente gás carbônico e consumindo o oxigênio. ... Se o ar-condicionado estiver numa instalação residencial o ar é facilmente renovado, seja por uma porta abrindo ou fechando ou pelo trânsito de pessoas.
Calcular quantos exaustores serão necessários em sua empresa é muito simples, basta seguir a fórmula: Multiplique o comprimento, a largura, a altura e o nº de trocas de ar/hora (Vide Tabela) da sua empresa e na sequência divida o resultado por 4.
Para ter certeza qual exaustor escolher para seu empreendimento, torna-se fundamental fazer o seguinte cálculo: - Multiplique a largura, altura e o comprimento do local. O resultado define o volume de ar; - Multiplique o volume de ar por 20 se for um ambiente comum ou por 40 em casos que haja a presença de fumaça.