A universidade faz-se centro de elaboração do próprio saber, de busca desinteressada do conhecimento, de ciência fundamental básica. Por último, mas não menos importante, a universidade é a transmissora de uma cultura comum.
Mas que função especial a Universidade desempenha na vida das pessoas? Sua função primordial é educar pessoas para trabalhar com o saber, fornecendo as condições para que estas pessoas sejam capazes de utilizar o conhecimento em um mundo complexo que não raras vezes é pensado de maneira simplificada ou ingênua.
A universidade deve ser reconhecida como uma instituição que desempenha importantes papéis para o desenvolvimento humano, regional e sustentável na sociedade contemporânea. ... Por fim, a universidade tem como função o dever de estar comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Assim, no contexto atual, a função social da Universidade no Brasil é formar profissionais qualifica- dos fundamentais para o desenvolvimento do país; sendo um mecanismo de progressão social, com o acesso a Univer- sidade de parcelas da população antes excluída.
As universidades têm desempenhado um papel fundamental ao tratar-se de pesquisa, pois através delas os alunos têm a capacidade de ampliar os seus conhecimentos e descobrir ciência e ajudar no desenvolvimento da sociedade, através da produção de novas tecnologias de medicamentos, enfim de tudo o que de alguma forma ...
Entenda a importância do ensino, da pesquisa e da extensão. Um dos motivos mais comuns pelos quais as pessoas decidem cursar o ensino superior é a carreira. A resposta mais ampla para a questão de para que serve a universidade, portanto, é que ela ajuda a sociedade a “melhorar”. ...
Resposta. A universidade existe para produzir conhecimento, gerar pensamento crítico, organizar e articular os saberes, formar cidadãos, profissionais e lideranças intelectuais. O desempenho dessas nobres e decisivas funções, porém, não é algo que se resolva no plano abstrato.
A Universidade é o lugar privilegiado para uma educação dirigida às exigências de nossos tempos. Atribui-se a ela a responsabilidade de educar e, devido a isso, formar o futuro de um país. ... A partir daí, a demanda por investimento em educação implicou em financiar o futuro tecnológico de uma sociedade.
Aproximar as universidades da comunidade onde estão inseridas é o principal objetivo da extensão que, junto com a pesquisa e o ensino, formam o tripé da educação superior. ... Para tanto, as iniciativas da Universidade procuram reforçar a Política de Responsabilidade Social, dividindo-se em quatro eixos principais.
Os projetos de extensão são aqueles que ampliam a atuação do campus universitário para além das salas de aula. Ou seja, a articulação prática do conhecimento científico do ensino e da pesquisa com as necessidades da comunidade onde a universidade se insere, interagindo e transformando a realidade social.
Em seu Art. 207, a Constituição Federal estabelece que “As universidades (...) O Tripé é formado por: ensino superior, pesquisa universitária e extensão universitária, e a articulação entre cada um dos pilares rege a missão e dever das universidades no Brasil. ...