Na matriz mitocondrial, encontra-se uma grande quantidade de enzimas que atuam na respiração celular, outras proteínas, material genético (DNA e RNA) e ribossomos. O DNA encontrado nas mitocôndrias é muito semelhante ao das bactérias, apresentando-se como filamentos duplos e circulares.
As organelas são estruturas presentes no citoplasma da célula. Elas são importantes porque mantém as células vivas, elas são como os órgãos do nosso corpo, para a célula.
As principais organelas celulares e suas funções são: Mitocôndrias – respiração, Ribossomos – ligação de aminoácidos, Retículo Endoplasmático (liso e rugoso) – produção de proteínas, Complexo de Golgi – armazenamento, Lisossomos – digestão, Peroxissomos – oxidação, Vacúolos – reservas e Plastos.
mitocôndria
Nas células, as organelas são essenciais, porque são elas que vão desempenhar funções vitais na célula, como a de excretar substâncias, estruturar a célula, delimitar a morfologia da célula.
As organelas celulares são pequenas estruturas localizadas no citoplasma, mergulhadas no citosol (região interna) da célula. A sua função é garantir um bom funcionamento das células tais como a digestão, quebra de moléculas, sintetização e transporte de proteínas, entre outros.
Organelas das Células Eucariontes | Orientação de Aula
Os plastos ou plastídios são organelas exclusivas das células vegetais e caracterizam-se pela presença de dupla membrana e DNA. Essas organelas possuem a função de armazenamento e fotossíntese, além de receberem o nome de acordo com a substância que reservam.