Portanto, os gases nobres são: hélio (He), neônio (Ne), argônio (Ar), criptônio (Kr), xenônio (Xe) e radônio (Rb).
Eram rotulados como o grupo 0 da tabela periódica porque se acreditava que tinham a valência de zero, o que significa que seus átomos não podem se combinar com de outros elementos para formar compostos. ... Os gases nobres possuem a camada de valência completa, que normalmente é a camada que participa em ligações químicas.
Sempre abrir. Os gases nobres são elementos químicos situados no grupo dezoito da Tabela Periódica e são conhecidos pela sua estabilidade. Esses elementos químicos são estáveis porque sua configuração eletrônica faz com que todas as suas camadas sejam completas fazendo com que ele não precise doar ou receber elétrons.
O que justifica é que os gases nobres possuem a última camada eletrônica completa, eles não precisam se combinar com outros elementos. Com exceção do Hélio, todos os gases nobres tem 8 elétrons na camada de valência.
Gases quimicamente estáveis são aqueles que tem o octeto completo, logo, os gases nobres, pertencentes a família 8A da tabela periódica.
Um átomo instável é um átomo que não possui 8 elétrons em sua última camada de valência, que é a última camada elétrica de um elétron. O cloro, que possui 7 elétrons em sua última camada de valência, e o sódio, que possui apenas um elétron em sua última camada, são exemplos de átomos instáveis.
Um átomo estável é um átomo que tem estabilidade nos elétrons. Para um átomo ser estável, ele deve ficar sem elétrons ou seguir a regra do octeto(ter 8 elétrons covalentes). Todos os gases nobres são estáveis(ex.: Hélio, Xenônio, etc.).
Resposta. A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, é uma regraquímica simples, segundo a qual os átomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito elétrons na sua camada de valência, ficando com a mesma configuração eletrônica de um gás nobre.