Qual a frmula qumica da serotonina? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A sua fórmula molecular é C10H12N2O – 176.21 g. mol-1. Seu nome sistemático é 5-hidroxitriptamina. Além disso, a serotonina é uma monoamina, pertencente ao grupo das aminas biogênicas, produzida à partir do aminoácido aromático essencial L-triptofano.
O que é molécula de serotonina?
Também conhecida como a “molécula da felicidade”, a serotonina é uma substância química que nos faz sentir bem, confiantes e positivos. Contudo, tal como acontece com a dopamina, quando os níveis de serotonina estão em baixo, tal pode deixar-nos tristes ou, por vezes, até mesmo deprimidos.
Qual a fórmula percentual da molécula da serotonina?
A fórmula molecular da serotonina é C10H12N2O e a sua massa molar é de 176,215 g mol-1.
Como se forma serotonina?
A serotonina é produzida a partir do triptofano, um aminoácido essencial que participa de diversas funções metabólicas no organismo. O triptofano é encontrado em diversos alimentos e plantas, já que o organismo não consegue produzi-lo. Já a serotonina está presente no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue.
Quantas ligações PI possui a estrutura da serotonina?
Cada ligação simples é uma ligação sigma, e cada ligação dupla contém uma ligação sigma e uma ligação pi. A molécula de serotonina apresenta, portanto, 26 ligações sigma e 4 ligações pi.
Como funciona o Receptores de serotonina?
O receptor 5-HT 3, ao contrário dos outros, é um receptor ligado a um canal iônico, permitindo despolarização e excitação neuronal. Estes receptores são envolvidos com a atividade emética, tanto central, quanto perifericamente, sendo que antagonistas deste receptor podem ser utilizados como antieméticos.
Qual célula produz a serotonina e qual a função da mesma no tubo gastrointestinal?
A maior parte da serotonina corporal, cerca de 95%, é produzida no trato gastrointestinal pelas células enteroen- dócrinas ou enterocromafins, no intestino, e pelos neurônios serotoninérgicos do sistema nervoso entérico (GERSHON, 2000; GERSHON, 2004; GERSHON; TACK, 2007).
Quais são os efeitos da serotonina?
A serotonina é um neurotransmissor presente no cérebro, no sistema digestivo e nas plaquetas do sangue. A atuação da substância é responsável por coordenar diversos quesitos, incluindo o humor, apetite e até mesmo a frequência cardíaca.
Quantas ligações PI há na estrutura?
A estrutura apresenta três ligações do tipo pi: uma na ligação dupla entre os carbonos de número cinco e seis; e duas na ligação tripla entre os carbonos de número dois e três.
Quantas ligações PI π existe na estrutura da talidomida?
08. Na estrutura da talidomida existem 5 pares de elétrons π.