Resposta: O clima na América do Sul é fortemente influenciado pela Antártica. Por isso, há pesquisas sendo feitas para investigar as mudanças climáticas e o equilíbrio do ecossistema. De acordo com o Ministério da Ciência, essas pesquisas são fundamentais para prever cenários futuros de mudança climática no Brasil.
A Antártica tem papel essencial nos sistemas naturais globais e regionais, controlando as circulações atmosféricas e oceânicas, e influenciando o clima e condições de vida no globo, com destaque para o hemisfério sul, por isso, é fundamental para o Brasil estudar a Região Antártica, origem de fenômenos naturais que ...
PESQUISA CIENTÍFICAA pesquisa científica é a realização de um estudo planejado, sendo o método de abordagem do problema o quecaracteriza o aspecto científico da investigação. Sua finalidade é descobrir respostas para questões mediante aaplicação do método científico.
As principais atividades descobertas nas regiões polares, importantíssimas para humanidade são: o estudo do krill, um tipo de crustáceo que pode ser um alimento nutritivo para os seres humanos, e o estudo de lagos de água doce no subsolo da antártida, como água potável.
O território gelado é um campo de pesquisas para 29 países que mantêm bases científicas por lá, entre eles o Brasil. Instalada em 1984, a estação científica brasileira na região (Estação Comandante Ferraz) soma pesquisas em áreas como oceanografia, biologia, física, metereologia e paleontologia.
"Mas o DNA está presente, e a gente imagina que tenha sido levado por turistas, que frequentam uma área com águas quentes em uma cratera de vulcão", explica, em entrevista ao G1. Biotecnologia. Clima. Pesquisa arqueológica cortada.
A base Estação Antártica Comandante Ferraz está localizada ilha do Rei George, a 130 quilômetros da Península Antártica, pertence ao Brasil. Por intermédio de análises geográficas variadas nessa região foi identificado grande aumento da temperatura global, além de grande processo de degelo nas áreas próximas aos polos.
Pesquisas brasileiras na Antártica
Pesquisas começaram com lançamento de balão meteorológico Foi reinaugurada hoje (15) a base brasileira na Antártica. Batizada de Estação Antártica Comandante Ferraz, a estrutura fica localizada na Ilha Rei Jorge, na Baía do Almirantado, e foi viabilizada com investimentos de US$ 100 milhões.
Esta região guarda 70% a 80% da água doce do mundo e, provavelmente, é detentora de incalculáveis recursos minerais e energéticos, incluindo petróleo e gás. O Brasil aderiu ao Tratado Antártico, o principal documento jurídico de regulamentação internacional das atividades na Antártica, em 1975.
Sete países reivindicam partes de seu extenso território de 14 milhões de quilômetros quadrados. Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártida.
Estação Antártica Comandante Ferraz
É uma área de fundamental importância, pois nela estão presente 70% das reservas de água doce (em geleiras) do planeta e seu derretimento altera diretamente o nível dos oceanos, causando um desequilíbrio ambiental. As condições naturais da Antártida dificultam a fixação do homem nesse território.
A Antártida não tem dono. Oficialmente nenhum país é proprietário de qualquer pedaço de terra da região. Alguns países possuem interesse em anexar terras antárticas aos seus territórios, principalmente por causa de suas riquezas minerais, mas lá a mineração é proibida.
Compreendendo a grande quantidade de gelo presente em tal região, é imprescindível a sua preservação, visando o fim do degelo. Com o processo de degelo que ocorre no local, sabe-se que uma grande quantidade de espécies morre, haja vista que passam por uma abrupta situação de mudança de habitat.
Resposta: A Antartida é um território pouco explorado, onde se especular haver uma imensa quantidades de recursos naturais (minerais e biológicos) ainda não explorados. Mas ao mesmo tempo o continente é fundamental para o equilíbrio do clima e da vida nos oceanos (e por consequência da Terra).
Resposta. o degelo das calotas polares, devido ao aquecimento global e a morte de animais adaptados ao clima frio. Um exemplo, é o urso polar, que como o gelo que se derrete vira água, o urso acaba tendo que nadar longas distâncias para atravessar e muitas vezes, morre no meio do caminho.
Segundo a investigação científica publicada nesta quinta-feira (12) na revista “Science”, a proteção maior é necessária para combater ameaças como o degelo, aumento do turismo, pesca, poluição e invasão de espécies rasteiras, além de uma potencial exploração de petróleo e gás natural nas áreas ao redor.
Resposta. Resposta: As geleiras vão acabar derretendo,e o ar frio vai se mover pelo vento,mudando o clima da Terra.
Entre os principais empecilhos estão: a altitude média é de cerca de 2 mil metros; os ventos atingem velocidades de até 200 Km/h; é o lugar que apresenta as menores médias de temperatura do planeta (com temperaturas inferiores a 0 °C no verão, e 80 °C negativos no inverno).
Hoje ficou assim: alguns estudiosos acham "Antártica" mais correto, porque surgiu de um termo grego que quer dizer "anti-ártico", ou "do outro lado do ártico". Como o Ártico é no Pólo Norte do nosso planeta, o anti-ártico é no Pólo Sul. E assim ficou Antártico.
Resposta. Resposta: Tradicionalmente, Antártida é o substantivo próprio que indica o nome do continente austral: A Antártida fica no Polo Sul. A palavra antártica não é usada como substantivo para indicar o nome do continente, mas sim como adjetivo. ...
Além de ter mais de dois terços das reservas de água doce do mundo, a Antártida desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio de calor da Terra. ... Sem a ajuda dos oceanos ao redor da região, as águas da Terra não circulariam de maneira equilibrada e eficiente.
Os principais motivos para a preservação do continente antártico estão relacionados ao fato de ser considerado um patrimônio natural, reconhecido por seu potencial científico, além da existência de recursos minerais como chumbo, petróleo, gás natural cuja extração é proibida.
Verificado por especialistas. Os gregos e os romanos foram levados a "inventar" a política por causa do expansionismo de suas culturas e para a solução de problemas sociais que surgiram.