EQST

Qual A Diferença Entre Testagem E Avaliaço Psicolgica?

Qual a diferença entre Testagem e avaliação psicológica?

Como já abordamos as diferenças na nomenclatura vamos explorar os usos de cada técnica. O termo testagem é referente ao uso dos testes psicológicos. Já a avaliação diz respeito ao conjunto todo, englobando entrevistas, testes, integração dos dados. A testagem é uma etapa da avaliação psicológica.

Qual o objetivo da testagem psicológica?

Testagem psicológica é um campo caracterizado pelo uso de amostras de comportamento de forma a aceder a construtos psicológicos, tal como o funcionamento cognitivo e emocional, de um dado indivíduo. O termo técnico para a ciência por detrás da testagem psicológica é a psicometria.

Quando surgiram os testes psicológicos?

O surgimento e desenvolvimento dos testes psicológicos tiveram lugar no século XIX, sendo Francis Galton, James Cattel e Alfred Binet seus principais fundadores. ... Posteriormente, o uso desse instrumental proliferou, e, atualmente, os testes são utilizados nos mais diversos países onde a Psicologia se faz presente.

Quando começou a diferenciação entre o termo Testagem e avaliação?

Durante a Primeira Guerra Mundial, o termotestagem” descrevia a avaliação em grupo de milhares de recrutas militares. ... Entretanto, na Segunda Guerra Mundial uma distinção semântica entre testagem e um termo mais inclusivo, “avaliação”, começou a surgir.

O que é testagem adaptativa psicologia?

A CAT é uma estratégia de administração de testes e estimação de variáveis latentes por meio de algoritmos que, de maneira interativa, selecionam e apresentam itens ao testando de acordo com seu desempenho.

Qual o conceito de avaliação psicológica?

Avaliação psicológica é definida pelo Conselho Federal de Psicologia, na Resolução nº007/2003, como um processo técnicocientífico de coleta de dados, estudos e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos, o qual pode fazer uso de estratégias psicológicas assim como métodos, técnicas e ...

Qual é o objetivo de normatizar um teste?

1.4 - Normatização dos testes psicológicos A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).

Quem inventou o teste psicológico?

Hermann Rorschach Ao perguntar à pessoa o que elas veem na mancha de tinta, elas podem estar na verdade falando de si mesmas e como elas projetam um significado sobre o mundo verdadeiro. Mas seu inventor, Hermann Rorschach, nunca tinha a intenção de criar um teste de personalidade.

O que é testagem adaptativa?

A CAT é uma estratégia de administração de testes e estimação de variáveis latentes por meio de algoritmos que, de maneira interativa, selecionam e apresentam itens ao testando de acordo com seu desempenho.

Quando surgiu a avaliação psicológica no Brasil?

A Avaliação Psicológica é uma área da Psicologia em que o foco é compreender o funcionamento do indivíduo. ... No Brasil, a Avaliação Psicológica teve início no início do século XX com a criação de Centros de Psicologia Aplicada, conhecidos como laboratórios, mas que não eram o que conhecemos como tal atualmente.

O que é ponto de corte em testes psicológicos?

Mas, se estamos utilizando um teste para fins de seleção de pessoal, ou para verifi- car se algum diagnóstico específico é provável, precisaríamos do que se chama de ponto de corte.

Como se define a avaliação psicológica Segundo o CFP?

A Avaliação Psicológica é um processo complexo e exige de profissionais da Psicologia habilidades e conhecimentos para: identificar o construto a ser avaliado; selecionar a melhor forma de medi-lo, determinando quais os instrumentos mais adequados ao contexto específico que pretende avaliar; reunir as informações ...

O que é a normatização de um teste?

A normatização de um teste "diz respeito a padrões de como se deve interpretar um escore que o sujeito recebeu num teste" (PASQUALI, 2001, p. 143).

O que é padronização e normatização?

PADRONIZAÇÃO: A UNIFORMIDADE NA APLICAÇÃO DOS TESTES (MATERIAL, AMBIENTE, APLICADOR, INSTRUÇÕES DE APLICAÇÃO E CORREÇÃO, ETC.) NORMATIZAÇÃO: A UNIFORMIDADE NA INTERPRETAÇÃO DOS ESCORES DOS TESTES (TABELAS, PERCENTIS, ESCORE Z, ETC...) NA LITERATURA AS DUAS EXPRESSÕES SÃO USADAS INDISTINTAMENTE.