Presentes em exércitos de diversos países, estes atiradores especiais também são alcunhados por atiradores de elite, de escolta, furtivos ou snipers, termo criado no século XIX durante a Guerra Civil Americana e que atualmente batiza um rifle de extrema precisão. ...
Um Sniper - em português tradicional por vezes chamado de: "atirador especial" ou "atirador de elite" - é um militar ou membro das Forças Armadas ou da força policial que é especializado em tiros de longa distância e precisão. O termo também é designado para as armas usadas por estes: sniper rifles.
Atirador profissional que se oculta enquanto procura atingir os alvos com uma arma de precisão; atirador furtivo ou atirador de elite.
Fuzil de precisão (Precision Rifle ou Sniper Rifle, em inglês) é um fuzil ou uma carabina de combate normal que é retrabalhado em sua estrutura para poder dar tiros de maior alcance e precisão. Atualmente há armas projetadas e produzidas especificamente para executar essa espécie de tiro de precisão.
O tiro do sniper será utilizado somente em casos onde haja risco real e iminente à vida da vítima/refém, exauridas as possibilidades do emprego das alternativas táticas da negociação e técnicas menos letais, disponíveis pelo comandante do evento crítico no teatro de operações.