A Primeira comunhão é uma celebração em que os católicos recebem pela primeira vez a eucaristia (a hóstia) que é um dos sete sacramentos da Igreja. A crisma é o sacramento que renova os votos de permanecer como cristão na vida adulta.
substantivo feminino Ação de explicar uma matéria de teor religioso; ação ou efeito de instruir acerca de uma religião (ou doutrina); catequização. ... Etimologia (origem da palavra catequese).
Catequese é toda e qualquer forma de evangelização que a Igreja Católica encontra para fazer discípulos, dando suportes às pessoas para que conheçam e sejam melhor instruídos na fé cristã, no objetivo final de que tenham a vida no nome de Jesus Cristo e construam o Corpo de Cristo, a Igreja.
O Catequista é alguém que atende ao chamado da comunidade para ser instrumento de instrução, formação e transformação, “Mediador de Jesus na Igreja” (CR). “A Igreja precisa de vocês”, dizia o Papa João Paulo II aos Catequistas.
Catequese (do latim tardio catechesis, por sua vez do grego κατήχησις, também derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é a parte principal do rito de iniciação cristã, em que a pessoa iniciada ouve o anúncio do Evangelho.
De uma maneira geral, a catequese prepara as crianças do 1.º ao 9.º ano (os anos na catequese correspondem aos anos escolares) para os sacramentos da primeira comunhão e do crisma. O que significa que os mais velhos terão cerca de 14 anos, depois disso passam para os grupos de jovens.
Feita a primeira eucaristia, o catequizando já emenda com o processo da crisma – etapa seguinte que, antigamente, tinha início quando o jovem chegava aos seus 15 anos de idade. Com o aluno mais jovem, a forma do ensino mudou. “Antes era doutrinal. Ele decorava os mandamentos, o sacramento, a oração.
Catecismo (do latim tardio catechismus, por sua vez originado do termo grego κατηχισμός, derivado do verbo κατηχέω que significa "instruir a viva voz") é uma instrução religiosa, ou seja, o ensino oral da religião cristã, dos seus mistérios, princípios e código moral.
O processo evangelizador da Igreja tem duas etapas essenciais: 1ª etapa – convoca, chama à fé, à conversão (Evangelização) 2ª etapa – aprofunda e amadurece a vida de fé do discípulo de Cristo (Creio e Mandamentos). A 1ª etapa da evangelização é o momento do primeiro anúncio do evangelho.
Contudo, há nessa grafia um deslize ortográfico que, de certa forma, justifica-se. A grafia correta do vocábulo em questão é catequizar, com z. A confusão acontece porque o substantivo catequese é escrito com s, portanto, seria lógico que as palavras dele derivadas preservassem o s.
A catequese da iniciação à Eucaristia visa proporcionar um momento de formação humana e cristã às crianças, com o diferencial de entrar em sua realidade, em seu mundo, em sua linguagem e conforme o seu potencial para o aprendizado.
Primeira Eucaristia Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que, o já catequizado, peque gravemente, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.
Receba a hóstia.
Observação para comunhão Também, se for receber na mão, coloque a mão esquerda em cima da direita, faça da sua mão esquerda algo como um trono ou uma manjedoura para que a Hóstia seja repousada. E assim, pegue com mão direita e eleve até a boca. Comungue sempre na frente do ministro ou do padre.
Livrai-me, ó Pai clementíssimo, de todas as minhas iniquidades e pecados, para que, inteiramente purificado, mereça participar dos Santos Mistérios. E concedei que o vosso Corpo e o vosso Sangue, que eu, embora indigno, me preparo para receber, sejam perdão para os meus pecados e completa purificação de minhas faltas.
Deus eterno e todo-poderoso, eis que me aproximo do sacramento do vosso Filho único, Nosso Senhor Jesus Cristo. Impuro, venho à fonte da misericórdia; cego, à luz da eterna claridade; pobre e indigente, ao Senhor do céu e da terra.
Se decidirmos comungar na mão, devemos pôr a mão esquerda sobre a direita. Não pegamos a hóstia no ar, mas aguardamos que o ministro a coloque em nossas mãos, que formam como que um trono preparado para receber o grande Rei. Feito isto, comungamos imediatamente e na frente do sacerdote.
Quantas coisas são necessárias para fazer uma comunhão bem-feita? Para fazer uma comunhão bem-feita, são necessárias três coisas: 1.º - estar em estado de graça; 2.º - estar em jejum desde uma hora antes da comunhão; 3.º - saber o que se vai receber e aproximar-se da sagrada Comunhão com devoção. 627.
Nas missas, quando a Hóstia é apresentada aos fieis,na consagração, não devemos falar nada, só nos posicionar no sentido de adoração e olhar para ela, pois ela representa o Corpo de Cristo e em pensamento,meu Senhor e meu Deus.
Você já deve ter notado: durante a Missa, no rito romano, o sacerdote quebra uma pequena parte da hóstia consagrada e a coloca no cálice do vinho consagrado. ... Era um lembrete visível e concreto de que eles estavam unidos ao papa e aos bispos cada vez que celebravam a Missa.