Leticia explica que o seu fio de contas é branco é roxo para representar seu orixá, Nanã. “Tem gente que usa vermelho com branco, siginifica que é de Xangô, azul com branco é Iemanjá”, exemplifica Leticia. Thauane completa dizendo que todos utilizam a cor branca, por esta representar Oxalá, o pai de todos.
Uma outra coisa que gostaria de falar aproveitando o assunto, é que não existe exigência de entidade, coisas como a minha entidade só vai trabalhar se tiver isso ou aquilo, caso contrário ela nem vem para o terreiro, isso é coisa de médium e não desenvolvido.
Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.
A religião africana tem uma grande importância na cultura brasileira, pois foi trazida pelos escravos africanos e se misturou com outras culturas para formar a rica diversidade cultural do país.
Cada Orixá possui características específicas, como por exemplo: Exu é o mensageiro dos deuses, Oxóssi é o caçador e protetor da natureza, e Oxum é a deusa da fertilidade e do amor.
A cor de Iansã usada na Umbanda é o Amarelo. (No candomblé e em alguns tipos de umbanda “traçada” (que misturam candomblé com umbanda) usam-se as cores vermelha, marron e rosa).
Sem fugir muito do assunto, mas para finalizar este artigo, eu gostaria ainda de dizer que Orixá não da surra em ninguém , já ouvi tanto médium dizer que apanhou do seu Orixá ou entidade porque não fez o que Eles mandaram ou não foi trabalhar.
Isso não existe, o que existe é acumulo de energia que deveria ser doada e não foi, e acaba por se manifestar no corpo, às vezes com dores, mal estar, mas nunca porque uma entidade ou Orixá esta atuando contra você que é médium dele, ou nem de nenhuma outra pessoa.
O significado das guias de Umbanda pode variar muito de acordo com a sua cor. Uma guia de Umbanda vermelha tem um significado diferente de uma azul. Porém, qual é o seu uso geral no mundo da Umbanda? Vou passar a explicar tudo o que precisa ao longo deste artigo!
A mesma coisa acontece com as roupas ou acessórios usados por algumas entidades, o meu caboclo não precisa ter o maior penacho para trabalhar, e nem precisa ter bebida e fumo, estas coisas não existem para eles.
Mas espiritualmente falando, a cor de cada guia impõe a espíritos menos evoluídos um certo receio de chegar perto da pessoa que usa. Uma guia vermelha por exemplo, pode ser de Pai Ogum ou de uma Pombo Gira e um espírito por mais perdido que seja, sabe que não se deve brincar com estas forças ou qualquer outra.
Seu símbolo é a espada e suas cores são o vermelho (na umbanda), o azul, o branco e o verde (no candomblé). No sincretismo das religiões afro-brasileiras, Ogum é associado a São Jorge, o cultuado Santo Guerreiro da religião católica.
No dia da semana de nosso orixá é comum usar roupas de cores correspondentes a eles, contas na cor do santo, sendo também o dia mais propício a fazer oferendas e alcançar graças, assim como agradecê-las.
A guia de cor verde representa Pai Oxóssi e alguns caboclos. Nem todos caboclos usam apenas o verde em suas guias, geralmente os caboclos de outros Orixás, como é o caso do Caboclo Pena Branca, que usa em sua guia o verde de Pai Oxóssi e o branco de Pai Oxalá.
Ela é protetora daqueles que possuem algum tipo de relação com o mar, dos próprios seres humanos até a fauna e a flora. E não é só isso: Iemanjá também possui ligação com a maternidade. Por causa de sua conexão extremamente forte com o mar, foi designada à cor azul-claro.
O azul representa paz, sabedoria, tranquilidade e calma. Você pode combinar a cor azul juntamente com outras. Tudo vai depender da finalidade da sua guia e da sua vontade/tempo de a elaborar.
Exu na maioria das vezes usa guia de cor preta, mas podemos encontrar guias de Exus com preto e vermelho, preto representa o esvaziamento, o esgotamento de energias ruins, proteção contra o mal e por ser da força de Exu, abertura de caminhos.
No candomblé, cada um dos orixás (divindades da religião iorubá) simboliza um elemento da natureza e possui uma cor de preferência. O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi.
Cores: Ogum no Candomblé usa o azul rei, o verde e o branco. Na Umbanda, Ogum usa o vermelho que é associado à luta. Oxum usa o amarelo que simboliza o ouro e a prosperidade./span>
VELA DA COR VERMELHA: OGUM./span>
azul claro
Os elementos terra e fogo compõem o orixá Ogum, cuja constituição é atlética e viril, porém carregada de agressividade e mau humor./span>
Ogum é um orixá representado pela figura de um guerreiro. Ele é considerado o orixá que possui maior proximidade com os seres humanos depois de Exu. Ogum é um orixá costumeiramente associado à guerra e ao fogo. ... De acordo com a mitologia africana, Ogum era filho do rei Odudua, fundador da cidade de Ifé.
Qualidades de Ogum na Umbanda:
Ogum Sete-Lanças: Ligado a Ogum Matinata e Sete-Espadas usa vermelho apenas, roda cruzando o terreiro. Ogum Sete-Mares: Ligado a Ogum Beira-Mar e Ogum Sete-Ondas, cuida dos Mares usa azul bem escuro e vermelho. Ogum de Ouro: Trabalha com Ogum de Lei e Ogum das Pedreiras, Usa Vermelho e Amarelo. Vibra com Iansã.
No Terreiro de Pai Maneco, fundado pelo Pai Fernando de Ogum, encontramos a sete linhas sendo composta de: Linha de Oxalá, Linha de Ogum, Linha de Iemanjá, Linha de Iansã, Linha de Oxóssi, Linha de Oxum e Linha de Xangô./span>
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Os filhos de ogum são muito persistentes, objetivos para atingir uma meta, dá tudo de si quando se propõem a conquistar algo. São líderes natos, valentes, impetuosos, destemidos, e quando colocam alguma coisa na cabeça dificilmente alguém consegue tirar.
Não é difícil reconhecer um filho de Ogum. Tem um comportamento extremamente coerente, arrebatado e passional, aonde as explosões, a obstinação e a teimosia logo avultam, assim como o prazer com os amigos e com o sexo oposto./span>
Armas de fogo o meu corpo não alcançarão, facas e lanças se quebrem sem o meu corpo tocar, cordas e correntes se arrebentem sem o meu corpo amarrar”. Características dos filhos do orixá Ogum: Os filhos de Ogum são o tipo das pessoas fortes, aguerridas e impulsivas, incapazes de perdoar as ofensas de que foram vítimas./span>