É uma enterotoxemia que ocorre em um número pequeno de bovinos, com apresentação de um quadro de enterite aguda, causada por uma beta toxina produzida pelo C. perfringens C. Ocorre tanto em animais adultos como em bezerros, sendo que nos bezerros pode levar à morte, principalmente aqueles filhos de vacas não vacinadas.
O termo clostridioses refere-se a um grupo de doenças causadas pelas bactérias do gênero Clostridium, que normalmente são encontradas no intestino dos animais e no ambiente. As patogenias conhecidas como clostridioses podem ser causadas tanto pelo próprio microrganismo, como por suas toxinas.
As clostridioses são o grupo de infecções e intoxicações, frequentemente fatais, causadas por bactérias anaeróbias do gênero Clostridium. ... Muitas espécies de clostrídios podem estar presentes na água – doce e salgada –, no solo e no trato intestinal normal de animais e humanos.
A Gangrena gasosa ou edema maligno como também é conhecida, é uma infecção necrosante dos tecidos moles que acomete principalmente bovinos, ovinos e caprinos.
A enterotoxemia dos ruminantes, causada pelo Clostridium perfringens, é uma infecção intestinal aguda, geralmente fatal, que culmina com toxemia sistêmica. A doença varia de uma enterite hemorrágica, associada ao C. perfringens tipo C, a sinais clínicos neurológicos e morte súbita, quando causada pelo C.
É importante introduzir gradualmente o gado em concentrados e suplementos. Também pode haver problemas com inchaço. Se houver inchaço, reduza o nível de alimentação e ofereça feno. O gado também pode ter diarreia com uma infecção por Salmonella.
O uso de antibióticos e quimioterápicos no tratamento da colibacilose é uma das formas de reduzir o impacto dessa doença. De acordo com vários estudos, muitas linhagens bacterianas têm se mostrado altamente resistentes às drogas utilizadas.
Outras causas de fezes verde nos adultos são: Consumo recente de antibióticos, que podem reduzir a flora bacteriana normal dos intestinos. Ingestão de alimentos ou bebidas com corantes verdes. Ingestão de ferro (geralmente provoca fezes negras, mas em alguns casos ela pode tornar-se verde escuro).
As bactérias estão entre os principais agentes causadores de diarreias em bezerros recém-nascidos. A Escherichia coli causa a colibacilose; a Salmonella spp, conhecida por “paratifo” dos bezerros e a enterotoxemia hemorrágica, causada por Clostridium perfringens tipo C (diarreia hemorrágica).
A salmonelose, causada por uma bactéria do gênero Salmonella, é também conhecida como "paratifo dos bezerros". É mais freqüente em animais abaixo de doze semanas de idade. A diarréia se caracteriza por fezes fluidas com presença de muco; apresentam cor esverdeada ou acinzentada com bolhas de gás e cheiro desagradável.
Significado de Paratifo substantivo masculino [Medicina] Doença infecciosa com sintomas muito semelhantes aos da febre tifóide e produzida por bacilos paratíficos, bactérias do gênero Salmonella.
A hidratação oral é o tratamento mais eficiente e, normalmente, de menor custo, para tratar a diarreia. O soro oral é fonte de água, glicose e eletrólitos, e deve ser administrado quanto antes, para prevenir futuras perdas.
Principais vitaminas para os bovinos
A causa da cólica deve ser determinada e tratada concomitantemente com a terapêutica indicada. BOVINOS: Diarréia dos recém-nascidos: Administrar por via intramuscular ou intravenosa, 2 a 3 mL por bezerro (geralmente uma única aplicação). Outras indicações: 2,2 mg/kg por dia (2 mL para cada 45 quilos de peso vivo).
Febre, embotamento, inapetência e tosse, muitas vezes combinadas com secreção nasal, são os sintomas mais comuns. A pneumonia em bezerros é uma doença multifatorial. Agentes infecciosos (patógenos), ambiente, manejo e status imunológico dos bezerros são fatores que determinam o resultado de uma infecção.
A associação de penicilinas com aminoglicosídeos (Pronto Pen) tem sido usada com sucesso em muitas propriedades. A enrofloxacina (Quinotril Plus) é indicada para os casos mais graves da infecção ou com maior tempo de duração da doença.
Sintomas: febre alta, fraqueza, secreções catarrais, temperatura retal acima de 41ºC; dificuldade respiratória e diarreia.
O antibiótico indicado no tratamento da pneumonia bacteriana pode variar de acordo com o microrganismo responsável pela infecção, podendo ser indicado: