As doenças microbianas de origem alimentar podem ser subdividas em duas grandes categorias: a) Intoxicações alimentares, causadas pela ingestão de alimentos contendo toxinas microbianas pré-formadas. Estas toxinas são produzidas durante a intensa proliferação dos microrganismos patogênicos nos alimentos.
As principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:
Quais são os principais tipos de contaminação?
Causas mais freqüentes de contaminação dos alimentos? Um dos principais problemas é o preparo inadequado do alimento, seja pela falta de higienização da matéria‐prima, ou pela falta de higienização das mãos e dos utensílios e das superfícies da pia, pelo cozimento inadequado, etc.
Se proteja das doenças transmitidas por alimentos com 10 dicas:
Prevenção
Como prevenir doenças: 4 dicas para se ter uma saúde melhor
Entre as principais medidas de prevenção individual da malária estão:
Uma solução é o uso da famosa água sanitária (hipoclorito de sódio diluído). Além das doenças causadas pelo Aedes (dengue, zika, febre amarela e chikungunya), a substãncia ajuda a prevenir contra leptospirose, hepatites A e E e gastroenterites.
Para evitar que os ralos transformem-se em criadouros, o morador deve despejar cloro, desinfetante ou sal grosso, de duas a três vezes por semana. O ideal é colocar, em cada ralo, meio copo (do tipo americano) do produto, ou uma colher de sopa de sal grosso.
Como prevenir a dengue em 6 passos simples
Vinagre e bicarbonato de sódio Coloque 1/2 xícara de bicarbonato de sódio no ralo. Depois, misture 1 xícara de vinagre branco com 1/2 suco de limão e jogue sobre o bicarbonato. Deixe agir por 10 minutos. Para finalizar, enxágue tudo com água quente.
5 Inseticidas naturais para se proteger da Dengue
Um larvicida natural pode auxiliar a matar o mosquito: basta misturar duas colheres de borra de café em 250 ml de água e colocar em nos pratinhos das plantas. O procedimento deve ser repetido a cada semana.
Além de conhecer as formas de transmissão e prevenção, as crianças aprendem a receita, que mistura de 60 cravos-da-índia batidos no liquidificador com uma xícara de água. “São 12 gotas para cada litro de água, pode colocar em reservatório de água, ralo, canaleta de quintal, qualquer lugar.
Despeje vinagre de maçã num recipiente, adicione algumas gotas de detergente e uma colher de chá de açúcar. Misture e deixe ao alcance dos mosquitos nos cômodos. O vinagre e o açúcar atraem os mosquitos, já o detergente irá matá-los. Passar talco na criança.
“O bacana é que o repelente é natural e afasta bem os insetos”, comenta. Para usar é simples! Basta usar todos os ingredientes secos: a casca de um limão forrada com pó de café, alecrim e cravo. Segundo Kleide, é necessário acender vários palitos de fósforo até o pó fazer brasa.
Suor e temperatura corporal: substâncias expelidas durante a transpiração, tais como ácido lático, ácido úrico e amônia, são atrativas para os mosquitos. Além disso, o aumento da temperatura corporal durante exercícios físicos também pode atrair mais pernilongos.
“Qualquer forma de queima pode repelir o mosquito, mas a inalação de fumaça pelas pessoas é ruim. Por isso, o mais indicado são a queima de produtos à base de citronela, que têm baixo efeito residual na fumaça”, explica o veterinário.
Dentro de armários, na sala ou até no banheiro, você pode colocar o vinagre de maçã em recipientes como copos ou xícaras e colocá-los no batente das janelas ou dentro do armário mesmo. Com a evaporação e os ácidos do vinagre de maçã, os insetos são repelidos de forma natural.
5 plantas que funcionam como repelentes naturais
Inseticida Aero Baygon 360ml Mata Mosquito Pernilongo Mosca - Aliar.