Os carboidratos estão divididos, basicamente, em duas categorias que determinam se eles são benéficos ou não para o organismo: são os complexos (bons) 👍🏻e os simples (ruins)👎🏻. As fibras ajudam a controlar a glicose (açúcar sanguíneo)e que o organismo não absorve imediatamente.
Os Carboidratos Complexos são compostos na sua maioria por fibras, que são de mais difícil digestão para o corpo , que o faz “ pensar” que está mais “ cheio “ por mais tempo. As fibras energéticas e as proteínas são alimentos básicos como por exemplo: nozes, vegetais, feijão, arroz integral, aveia e milho.
Os 8 melhores carboidratos para quem quer emagrecer
Alimentos com carboidratos simples: açúcar, mel, refrigerantes, sorvetes, doces de uma forma geral, chocolates, farinha refinada. Alimentos com carboidratos complexos: alimentos integrais, sementes, batata doce, inhame, macaxeira, aveia.
Mas existem duas classificações para esses alimentos: simples e complexos. Os alimentos ricos em carboidratos simples são considerados os alimentos mais doces e incluem açúcar refinado, mel, geleia de frutas, melancia, uva passa, cereais, pipoca e refrigerante.
Carboidratos refinados/simples: São encontrados na maioria dos alimentos, mas carecem de nutrientes importantes (vitaminas e minerais). Esse tipo de carboidrato é digerido e absorvido rapidamente pelo organismo, o pode diminuir a sensação de saciedade (ou ter fome mais depressa).
Carboidratos complexos são mais indicados a quem faz dieta Por fim, também são ricos em nutrientes, como fibras, vitaminas e minerais, e por isso são mais indicados para quem quer se alimentar bem. Os carboidratos complexos estão presentes, de uma forma geral, em uma alimentação mais saudável.
Cereais e grãos: arroz, milho, aveia, trigo, centeio, cevada, quinoa, amaranto, etc. Os alimentos derivados desses também são considerados carboidratos, como o pão, macarrão, bolos, massas para tortas, biscoitos, bolachas. Tubérculos: batata, mandioca, batata-doce, inhame, rabanete, cenoura, nabo e beterraba.
Tipos de carboidratos Os carboidratos simples são unidades que, ao unir-se, formam carboidratos mais complexos. Exemplos de carboidratos simples são a glicose, ribose, xilose, galactose e frutose.
Frutas