O quadro histológico da doença também apresenta variações; porém, duas características são consideradas importantes: a hiperceratose e a displasia epitelial em vários graus de severidade. Estas alterações são significativas do ponto de vista evolutivo da lesão, por determinarem comportamentos biológicos diferentes.
Tratamento da leucoplasia pilosa Medicação sistémica, que inclui medicamentos antivirais, que impedem que o vírus Epstein-Barr se reproduza, mas que não o eliminam do corpo. Os tratamentos com antivirais podem eliminar as placas da leucoplasia, mas estas regressam geralmente quando a terapia termina.
Para tratar a boqueira e não contaminar outras pessoas pode ser necessário aplicar uma pomada cicatrizante como a base de triancinolona ou usar um remédio antifúngicos recomendado pelo médico ou dentista, como Fluconazol, por exemplo, durante cerca de uma semana.
Para isso, o médico pode recomendar a aplicação de um creme ou pomada com miconazol, nistatina (Daktarin) ou clotrimazol (Canesten), 2 a 3 vezes ao dia, o uso de uma suspensão oral com nistatina (Canditrat) ou mesmo a ingestão de antifúngicos orais, como o fluconazol (Zoltec), em comprimidos.
Principais causas A boqueira é uma situação comum e acontece principalmente devido ao acúmulo de saliva no canto da boca, como ocorre quando o bebê usa chupeta, em caso de prótese dentária ou aparelho para corrigir a posição dos dentes.
Fazer bochechos com água morna com sal ajuda a desinfetar a afta e acelerar a sua cicatrização, pois o sal tem potente ação bactericida que elimina as bactérias do local. Para isso, basta colocar 1 colher de café de sal num copo com água morna e fazer bochechos durante alguns minutos, 2 vezes ao dia.
Remédios para tratar a afta e opções caseiras
Aplicar sal, água oxigenada ou até o bicarbonato de sódio diretamente na lesão é uma péssima escolha. Mas existem remédios que podem ser feitos em casa que melhoram as dores provocadas pela afta. A dentista indica alguns: “Bochechos ou chá com própolis e aloe vera ajudam a aliviar bastante os incômodos.
Os medicamentos mais usados para o tratamento de afta são:
Embora ninguém saiba o que causa a afta, vários fatores combinados podem contribuir para seu aparecimento. Os fatores mais comuns são: Lesão bucal: tratamento dentário, escovação, prática de esportes, mordida na bochecha. Sensibilidades alimentar: chocolate, café, alimentos altamente ácidos ou condimentados.