As fases do capitalismo foram: o capitalismo comercial, capitalismo industrial e o capitalismo financeiro. As fases do capitalismo foram marcadas por crenças diferentes.
Capitalismo Financeiro Para muitos, essa é a atual fase do capitalismo, marcada pelo protagonismo exercido pela especulação financeira e pela bolsa de valores, que passou a ser uma espécie de “termômetro” sobre a economia de um país.
Capitalismo industrial-quando começou o trabalho mecânico, séc. 18,onde surgiu a criação várias tecnologias como máquina á vapor, trem e carvão mineral.
O capitalismo contemporâneo pareceria então ser uma sociedade cuja integração sistêmica está crítica e irremediavelmente enfraquecida, de modo que a continuação da acumulação do capital - por um período de duração incerta - se torna unicamente dependente do oportunismo de indivíduos individualizados coletivamente ...
Longos períodos de crise, reestruturação e reorganização – ou seja, mudanças com descontinuidade – têm sido muito mais típico da história da economia capitalista mundial do que os breves momentos de expansão generalizada, como a que ocorreu nas décadas de 1950 e 1960.
O socialismo moderno surgiu no final do século XVIII, tendo origem na classe intelectual e nos movimentos políticos da classe trabalhadora, que criticavam os efeitos da industrialização e da propriedade privada sobre a sociedade.
O socialismo não dá certo. O socialismo é um regime autocontraditório. Para haver uma economia planificada, é preciso ter controle de preços. Entretanto, não havendo um mercado para os preços se formarem, o governo precisa inventar os preços.
O capitalismo e o socialismo correspondem a dois tipos distintos de sistemas político-econômicos. ... O socialismo tem como base a socialização dos meios de produção, o bem comum a todos e a extinção da sociedade dividida em classes. Já o capitalismo tem como objetivo principal a acumulação de capital através do lucro.
A RÚSSIA ANTES DE 1917 Desde o século XVI, o país era uma monarquia absolutista. A nobreza era proprietária de 25% das terras cultiváveis do país, e a grande maioria da população - mais de 80% - estava ligada direta ou indiretamente à terra. As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas.
[a) Antes que a revolução acontecesse, a Rússia vivia uma situação econômica marcada pela questão do atraso. A grande parte do país dependia da produção agrícola e os camponeses viviam subordinados ao mando de uma pequena faixa de grandes proprietários de terra.