Quais So As Principais Causas Da Poluiço Atmosfrica?

Quais so as principais causas da poluiço atmosfrica

A adopção de medidas adequadas e eficazes enquanto indivíduos para controlar as emissões veiculares, tais como a partilha de automóveis, utilizando transportes públicos (metros, autocarros, carris), ajudará a reduzir as emissões veiculares.

Utilizamos cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação. Ao navegar pelo site você concorda com o uso dos mesmos. Saiba mais

3ª Etapa: Trabalhar com tabelas de qualidade do ar e conhecer os males à saúde provocados pela poluição.

É uma substância fundamental para os seres vivos. Os vegetais utilizam o dióxido de carbono para realizar sua fotossíntese, processo no qual eles usam a energia solar e o CO2 para produzir energia. O gás é produzido no processo de respiração celular, mas possui outras fontes, que são causa de boa parte da poluição atmosférica, como o processo de decomposição e a queima de combustíveis fósseis. 

Também ajuda muito a racionalização do processo industrial, no sentido de obter maior quantidade de produtos utilizando a mesma quantidade de matéria-prima. Vale lembrar que, na maioria das vezes, a poluição é resultado de desperdícios, seja de matéria, seja de energia.

Conteúdos

Conteúdos

Esses elementos que integram a poluição atmosférica são químicos orgânicos emitidos por várias fontes, incluindo a queima de combustível fóssil, atividades industriais e emissões naturais da vegetação e de queimadas. Alguns COVs (ou VOCs, na sigla em inglês) de origem antropogênica, como o benzeno, são poluentes cancerígenos. O metano é um composto orgânico volátil que contribui para o efeito estufa e é cerca de 20 vezes mais potente que o monóxido de carbono. Saiba mais na matéria: “VOCs: conheça os compostos orgânicos voláteis”.

Costumavam ser emitidos a partir de produtos como aparelhos de ar-condicionado, refrigeradores, sprays de aerossol, etc. Atualmente, esses compostos estão banidos em quase todo o mundo. Quando em contato com outros gases, os CFCs causam danos à camada de ozônio, sendo as grandes responsáveis pelo seu buraco, permitindo assim que os raios ultravioletas alcancem a superfície da Terra, causando problemas como câncer de pele. Veja mais sobre a substituição dos CFCs na matéria: “HFC: substituto do CFC, gás também traz impactos”.

São partículas finas de sólidos ou líquidos suspensos. Esse material ocorre naturalmente a partir de erupções vulcânicas, tempestades de areia, formação de nevoeiros e outros processos naturais. A ação humana produz MP em atividades industriais, mineração e combustão de combustíveis fósseis, entre outros. 

Winter 2023

As medições são feitas em estações de monitoramento que medem a concentração dos poluentes, sobretudo a concentração de ozônio e partículas ao nível do solo. Esse Índice de Qualidade do Ar é disponibilizado em tempo real na estação de monitoramento pelo órgão que cuida da medição na região. No Brasil, os padrões foram instituídos pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e aprovados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), através da resolução Conama 03/90.

A atmosfera é a camada gasosa da biosfera, indispensável para a vida na Terra. Além de partículas de poeira, grãos de pólen, microorganismos e sais marinhos, entre outros, ela é composta por uma mistura de gases: 79% de nitrogênio, 20% de oxigênio e 1% de outros gases, entre os quais incluem-se dióxido de carbono, vapor d'água e gases raros (argônio, neônio, hélio, criptônio, ozônio, etc.), assim chamados porque existem em quantidades muito pequenas.

Causas da poluição do ar

<strong>Causas da poluição do ar</strong>

Os impactos ao meio ambiente dependem do tipo de poluição atmosférica e chegam na escala global. Entre os principais efeitos da poluição atmosférica sobre o meio ambiente se destacam:

Somam-se ainda a esses poluentes os álcoóis, aldeídos, hidrocarbonetos (HC), compostos orgânicos voláteis (COVs), mercúrio (Hg) e material particulado (MP). O termo material particulado abarca um conjunto de poluentes constituídos de poeiras, fumaças e todo tipo de material sólido e líquido que se mantém suspenso na atmosfera por causa do seu pequeno tamanho.

De estudante para estudante

Também há substâncias que provocam alterações na atmosfera, produzindo efeitos nocivos a grandes distâncias ou até sobre o planeta como um todo. Essas substâncias são denominadas de poluentes de efeito global. Esses efeitos são, principalmente, as chuvas ácidas, a destruição da camada de ozônio e o efeito estufa.

Dependendo do tamanho, suas partículas podem ser classificadas como Partículas Totais em Suspensão ou Partículas Inaláveis e Fumaça.

2ª Etapa: Trabalho em grupo: Conhecer os poluentes atmosféricos e suas fontes de emissão.

Com a poluição atmosférica, a claridade e a visibilidade são diminuídas. Esse efeito interfere no processo de evaporação da água, porque as nuvens formadas absorvem o calor emitido pelo sol, fato que pode mascarar o aquecimento global.

Tudo que consumimos ou fazemos deixa um rastro no planeta. Por isso, separamos algumas simples dicas para diminuir sua pegada quanto à poluição atmosférica:

Lista de exercícios

Esse gás é muito conhecido atualmente por ser um dos causadores do efeito estufa. Isso ocorre devido ao fato do CO2 absorver parte da radiação emitida pela superfície da terra, retendo o calor, resultando em um aumento da temperatura. Entenda melhor na matéria: “Dióxido de carbono: o que é o CO2?”.

Os poluentes também causam efeitos no tempo atmosférico, como a redução da visibilidade, a descoloração da atmosfera, a dispersão da luz solar quando há grande quantidade de particulados no ar, e o aumento da formação de neblina e precipitação.

Smallest & Portable

Smallest & Portable

A poluição atmosférica pode causar um enorme impacto em dois grandes âmbitos: a saúde humana e o meio ambiente. Entre os principais efeitos da poluição atmosférica estão doenças respiratórias e problemas ambientais.

Existem muitas maneiras de se classificar os poluentes. Entretanto, antes de se analisar qualquer delas, é oportuno conhecer a composição do "ar atmosférico limpo".

Desde a Revolução Industrial o ser humano tem contribuído significativamente para a adulteração do conteúdo da atmosfera, sendo que muitas climáticas e hoje atribuem consequências à saúde pública .

Quais os exemplos de poluição atmosférica?

Tipos de poluição do ar
  • Monóxido de Carbono (CO) Um gás incolor, inodoro e tóxico. ...
  • Dióxido de Carbono (CO2) É uma substância fundamental para os seres vivos. ...
  • Clorofluorcarbonetos (CFCs) ...
  • Óxidos de Enxofre (SOx) ...
  • Óxidos de Nitrogênio (NOx) ...
  • Compostos Orgânicos Voláteis (COVs) ...
  • Amônia (NH3) ...
  • Material Particulado (MP)
Mais itens...

Quais os efeitos da poluição atmosférica?

Além desses problemas, a poluição do ar desencadeia diversas outras consequências para nosso corpo. Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.

Quais os impactos da poluição atmosférica no meio ambiente?

Porém, os gases poluentes formam os buracos na camada de ozônio e impedem que os raios solares sejam, em parte, absorvidos. Além disso, o aumento de gases poluentes na atmosfera intensifica o efeito estufa e dá origem ao aquecimento global.

Quais as causas e as consequências da poluição atmosférica?

A poluição do ar é causada pelo aumento da quantidade de gases poluentes na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis é a maior causa da poluição do ar. Os maiores poluidores são as fábricas, usinas, queimadas florestais e veículos motorizados. A poluição do ar acarreta na chuva ácida.

O que é poluição atmosférica Cite um exemplo?

Poluição atmosférica é a introdução de qualquer substância que, devido a sua concentração, possa a se tornar nociva à saúde e ao meio ambiente. Conhecida também como poluição do ar, refere-se à contaminação do ar por gases, líquidos e partículas sólidas em suspensão, material biológico e até mesmo energia.

Quais são os efeitos da poluição atmosférica nas plantas?

Com o passar do tempo, nas comunidades vegetais, os efeitos dos poluentes e suas interações podem resultar em uma série de alterações: eliminação de espécies sensíveis, redução na diversidade, remoção seletiva das espécies dominantes, diminuição no crescimento e na biomassa e aumento da suscetibilidade ao ataque de ...

Qual é o efeito da poluição?

A poluição pode acarretar em problemas patológicos, destruição ambiental e alterações climáticas. Exemplos: Doenças e problemas respiratórios e de pele, alergias, doenças nos olhos, hepatite, micose, diarreia, otite, surdez.

Quais são os prejuízos que essa poluição provoca?

Dentre as principais causas das mortes em decorrência da poluição atmosférica, podemos destacar os acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas e doenças respiratórias. ... Outros problemas podem ser desencadeados a curto prazo pela poluição do ar, entre eles, a irritação das mucosas, da garganta e bronquite.

Quais são as três consequências da poluição atmosférica?

Questão 4. (Mack-2007) Três consequências da poluição atmosférica são a destruição da camada de ozônio (A), o efeito estufa (B) e as chuvas ácidas (C). Os principais gases envolvidos em A, B e C são, respectivamente, ... O efeito estufa, por sua vez, relaciona-se com vários gases-estufa, em especial o dióxido de carbono.

Quais os efeitos dos poluentes atmosféricos sobre a saúde da população e o meio ambiente?

As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...