As proteínas presentes na estrutura da membrana plasmática desempenham uma série de funções importantes para a célula, estando relacionadas, por exemplo, com o transporte de substâncias, comunicação entre células vizinhas e atividades enzimáticas.
Função da membrana plasmática A membrana plasmática desempenha diversas funções importantes na célula, como: Delimita a célula, separando seu meio interno do ambiente externo; Protege a célula contra a ação de diversos agentes; ... Em células vegetais, coordena a síntese e o agrupamento das microfibrilas da parede celular.
A parede celular das células vegetais encontra-se externamente à membrana plasmática e é composta principalmente por celulose, hemicelulose e pectina.
Constituição da parede celulósica A parede das células vegetais é constituída por longas e resistentes microfibrilas do polissacarídeo celulose. As microfibrilas celulósicas se mantém unidas por meio de uma matriz formada por glicoproteínas (proteínas ligadas a açucares), hemicelulose e pectina (polissacarídeos).
Nas plantas, a parede celular é composta basicamente pelo polissacarídeo celulose, que forma a parede celulósica. Na maioria dos fungos, a parede é formada por quitina, podendo apresentar celulose. ... Já as bactérias e cianobactérias apresentam parede celular formada por peptídoglicano (açúcares ligados a aminoácidos).
Resposta. Resposta: O principal componente da parede celular é a celulose, um polissacarídeo, formado por moléculas de glicose, unidas pelas extremidades. Associada à celulose aparece outros carboidratos como a hemicelulose, pectinas e proteínas estruturais chamadas glicoproteínas.
Nas bactérias Gram-negativas, tem uma parede celular menos espessa e compostas por: Peptidioglicano: Responsável pela forma mais rígida das células e pela proteção do citoplasma contra às diferenças na pressão osmótica; Lipoproteínas: Responsável por estabilizar a membrana externa e fixá-la à camada de peptidioglicano.
Diferença entre bactéria Gram-positiva e Gram-negativa Já as bactérias Gram-negativas possuem uma parede de peptidoglicano mais fina que não retém o cristal violeta durante o processo de descoloração e recebem a cor vermelha no processo de coloração final.
As bactérias Gram-negativas são classificadas pela cor que adquirem depois de submetidas a um processo químico denominado coloração de Gram. As bactérias Gram-negativas adquirem coloração vermelha quando se usa esse processo. As outras bactérias adquirem coloração azul. Elas são chamadas bactérias Gram-positivas.