Esse modelo, também chamado burocracia, pode ser observado por meio de seis características, ou dimensões, dentro das empresas que o adotam: hierarquia de autoridade, divisão do trabalho, sistema de normas, sistema de procedimentos, impessoalidade e competência técnica.
Em outros casos, a impessoalidade faz com que um trabalhador não tenha incentivo para ir trabalhar, pois mesmo com bom salário, ele não se sente parte dos objetivos da organização e não se sente integrado a ela como parte importante de um todo.
Max Weber (1864-1920) foi um importante sociólogo e destacado economista alemão. Suas grandes obras são, “A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo” e "Economia e Sociedade". Dedicou sua vida ao trabalho acadêmico, escrevendo sobres assuntos variados como o espírito do capitalismo e as religiões chinesas.
Weber sustenta que uma das características mais marcantes desse período é a capacidade de racionalização do homem e das instituições. Ou seja, para Weber, a essência do sistema capitalismo é a racionalização das regras de troca, incluindo, nesse sentido, a troca da força de trabalho por salários.
Analisou a formação do capitalismo; Ao contrário de Marx, era a favor do capitalismo; Desenvolveu uma teoria que aproximava a origem do capitalismo à religião protestante; Desenvolveu a teoria da ação social como método de análise sociológica.
14 de junho de 1920
Na visão de Max Weber, a função do sociólogo é compreender o sentido das chamadas ações sociais, e fazê-lo é encontrar os nexos causais que as determinam. ... Mas o objeto da Sociologia é uma realidade infinita e para analisá-la é preciso construir tipos ideais, que não existem de fato, mas que norteiam a referida análise.
14 de junho de 1920
Enquanto Marx acreditava que a religião era o ópio do povo, Weber era um religioso convicto. Enquanto Marx construiu sua teoria sob a perspectiva do materialismo histórico, Weber foi lembrado por sua sociologia compreensiva. Marx e Weber não discordaram em nenhum ponto de suas teorias.
21 de abril de 1864
O 'tipo ideal' é uma ferramenta que o pesquisador utiliza par analisar uma realidade ou se aproximar de um determinado conteúdo. Em outras palavras, como a realidade tem múltiplas formas e é impossível descrever algo na sua totalidade, Weber utiliza uma ferramenta (tipo ideal) para se aproximar da realidade.
Como Max Weber explica, nesta passagem, o espírito do capitalismo? ... Weber deixa claro que o espírito do capitalismo não deve ser confundido com a forma do capitalismo, poque a forma sim, é ambição por lucro, é a ânsia por mais dinheiro, o homem é dominado pela produção de dinheiro.
Qual nome é dado por Weber para a educação voltada para o capitalismo ? Pedagogia do Treinamento.
Entre as obras mais célebres, encontra-se o clássico de Max Weber publicado em 1904, a Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Segundo Weber, o pensamento teológico calvinista teria impulsionado a fase inicial do desenvolvimento capitalista, ao legitimar uma ética voltada para trabalho e poupança.
A doutrina Calvinista fundou uma moral individual e econômica favorável ao capitalismo e foi esta teologia que segundo Weber, deu ao capitalismo ocidental força e originalidade. Dessa forma a ética protestante calvinista incentivava os seus fiéis a terem uma vida de trabalho que os fazia enriquecer.
É a partir deste ponto, que Max Weber começa a estabelecer a relação indêntica entre a ética capitalista, e a ética protestante, com ênfase no Calvinismo. De outra forma a influência de certas idéias religiosas no desenvolvimento de um espírito econômico, ou o ethos de um sistema econômico.
A força religiosa com todos os seus elementos que exerciam grande influência sobre as pessoas. Evidencia como as ideias religiosas fundamentais do protestantismo ascético e seus preceitos sobre a conduta econômica cotidiana contribuíram decisivamente com as bases do moderno sistema capitalista.
Partindo de diversos estudos estatísticos de seu país, Weber verificou uma relação entre crença religiosa e tipo de atividade econômica. Ele constatou que proprietários do capital, empresários e mão de obra qualificada, eram, em regra, de origem protestante.
Na obra Ética Protestante - o espírito do capitalismo, Weber descreve de que maneira o conceito de chamado, que é visto como algo dado por Deus ao homem, para que o sirva no trabalho, servindo a comunidade, é um dos motivadores para o desenvolvimento do capitalismo, rompendo com a vião crítica que a Igreja católica ...