Quais sintomas da erliquiose? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A erliquiose é dividida em três fases: aguda, subclínica e crônica. Os principais sintomas clínicos observados nos cães são: apatia, falta de apetite, febre, vômitos, diarreia, sangue pelo nariz, respiração ofegante e mucosas pálidas (sinal de anemia).
Como diagnosticar Erlichiose?
A Erliquiose pode ser diagnosticada através de testes sanguíneos. No entanto, um exame simples como um hemograma apenas indicará que existe um número reduzido de plaquetas, por exemplo. Nalguns casos, os testes podem revelar um número reduzido de glóbulos vermelhos (anemia) ou glóbulos brancos (imunodeficiência).
Como a erliquiose age?
A bactéria cai na corrente sanguínea e se replica nas células de defesa (os glóbulos brancos), que estão nos linfonodos, no baço e na medula óssea, causando a destruição dessas células. Hemácias (glóbulos vermelhos) e plaquetas também podem ser destruídas.