O capim-cidreira ou capim-limão forma touceira densa de folhas longas e bordas cortantes. A coloração é verde-clara e, devido ao aroma, é muito confundido com a erva-cidreira (Melissa officinalis).
Entre as propriedades do capim-limão, destacam-se os efeitos antisséptico, antimicrobiano, analgésico e anti-inflamatório. Além disso, especialmente na forma de chá, a erva proporciona efeito relaxante e oxidante, ajudando a combater o estresse.
A erva-cidreira é uma planta medicinal da espécie Melissa officinalis, também conhecida como cidreira, capim-limão ou melissa, rica em compostos fenólicos e flavonóides com propriedades calmantes, sedativas, relaxantes, antiespasmódicas, analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, sendo muito utilizada para tratar ...
A erva-cidreira é conhecida popularmente por suas propriedades calmantes. O que muitos não sabem é que este nome é dado a três espécies diferentes: a Lippia alba, o capim-limão ou capim-santo e a melissa.
Também conhecida como melissa, cidreira-verdadeira ou apenas cidreira. Originária da Ásia, é rasteira e suas folhas lembram o formato da hortelã. Considerada a mais calmante das três, possui sabor sutil e refrescante.
Melissa officinalis
Facilita a digestão O chá de erva cidreira é tiro e queda para digestão. As vitaminas B1, B2, B3, B5 e B6 agem na produção de enzimas digestivas e aceleram o metabolismo. Dessa forma, o processo digestivo torna-se mais fácil. O chá também reduz a incidência de gases, pois relaxa os tecidos.
Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.