O silício e o germânio são os semicondutores mais utilizados no mercado.
A polarização inversa de um diodo ocorre quando o lado n fica submetido a um potencial positivo relativo ao lado p do componente.
Se a tensão no sentido direto for maior que a tensão de barreira o diodo deve estar operando como circuito aberto; Se a tensão em ambos os sentidos for zero, o diodo está em curto; Se a tensão em ambos os sentidos for superior à da barreira de potencial, o diodo está funcionando como circuito aberto.
Os terminais do diodo são o ânodo e o cátodo. Para permitir a passagem da corrente elétrica, o ânodo do diodo deve estar conectado ao positivo da fonte de tensão e o terminal cátodo deve estar conectado ao negativo da fonte de tensão. ... Quando polarizado diretamente, o diodo permite a passagem da corrente elétrica.
Caso haja dificuldade para identificar-los, use o teste de diodo do multímetro. Se o diodo conduz ao conectar o positivo do multímetro no rabicho e o negativo na carcaça, se trata de um diodo positivo.
Então, utilizando lâmpadas de 100w para testar os diodos, estará sendo aplicada uma corrente de 8,33 Amperes em cada diodo, sendo que a capacidade dos diodos automotivos varia entre 25 Amperes a 80 Amperes dependendo da aplicação.
A placa rectificadora, também conhecido por placa de diodos, transforma a corrente alternada que é produzida pelo alternador em corrente continua. É utilizada para carregar a bateria e alimentar os outros componentes eléctricos do veiculo.
Quando um diodo entra em curto, ele conduz para os dois lados e perde suas características debloqueio e proteção. Um diodo em curto põe em risco o circuito pois funciona apenas como um fio simples.
Os diodos retificadores são dispositivos condutores de energia elétrica, compostos por um terminal positivo e outro terminal negativo. Essas características permitem aos diodos retificadores realizar a transferência de energia, transformando corrente alternada em corrente elétrica contínua.
Fixe a ponta de prova preta em um dos terminais do transistor. Conecte a ponta de prova vermelha a cada um dos outros dois terminais. Se o display mostra alta resistência quando cada um dos terminais são tocados, você encontrou a base (e um bom transistor NPN).
Uma maneira bastante conhecida de se testar transistores é com o auxílio de um multímetro. Existem dois tipos de transistores bipolares, de acordo com a configuração de seus terminais: o NPN e o PNP.
Se o ponteiro se movimentar até a metade do curso total, a junção coletor-emissor está com fuga. Nesse caso, o transistor está com defeito. Se o ponteiro for até o final a junção coletor-emissor está em curto. Nesse caso, o transistor está com defeito.
→ Usar a escala com símbolo de diodo; → Colocar a ponta vermelha (se o transistor for do tipo NPN) ou a ponta preta (se o transistor for do tipo PNP) na BASE e a outra ponta nos terminais restantes (COLETOR e/ou EMISSOR).