Quais Os Principais Antgenos Do Sistema ABO?

Quais os principais antgenos do sistema ABO

O sistema de grupos sanguíneos ABO é a maneira mais comum de classificar o sangue humano baseado nas propriedades das hemácias (glóbulos vermelhos), determinando a presença ou ausência dos antígenos A e B, que são carreados na superfície destas células. Existem 4 tipos de sangue neste sistema: A, B, AB e O.

Em geral, os indivíduos Rh- produzem anticorpos correspondentes quando recebem hemácias com o antígeno Rh, o que pode ocorrer durante a gravidez, no parto ou em transfusões.

De estudante para estudante

Os avanços na biologia molecular na última década têm providenciado aos bancos de sangue o conhecimento de diferentes alelos ABO, assim como diversas técnicas para sua detecção. Ao longo de todo esse tempo, mais de 30 diferentes métodos para a genotipagem do gene ABO têm sido descritos em diversas publicações científicas.10

Alguns estudos realizados demonstraram que a proteína transferase apresenta três domínios: um N-terminal, transmembrana hidrofóbica e um C-terminal. A forma solúvel e purificada da enzima é ativa cataliticamente. A ausência dos domínios N-terminal e da transmembrana hidrofóbica, demonstraram que provavelmente a porção C-terminal da enzima, é a responsável pela sua atividade catalítica, sendo os exons 6 e 7, que respondem por aproximadamente 90% da seqüência codificadora do gene ABO, responsáveis pela tradução do domínio C-terminal da enzima glicosiltransferase.11

O sistema ABO é o mais importante grupo sangüíneo na medicina transfusional. O gene ABO codifica as glicosiltransferases responsáveis pela transferência dos resíduos específicos de açúcar, GalNaca1-3 e Gala 1-3, ao substrato H e os convertem ao antígeno A ou B respectivamente. A estrutura do DNA dos três principais alelos do sistema ABO, A1, B e O foi primeiramente descrita em 1990. Os avanços da genética molecular permitiram o entendimento da base molecular dos genes ABO e o conhecimento do polimorfismo dos alelos comuns a esse locus. Essa revisão tem como objetivo o estudo dos alelos variantes desse sistema, assim como a compreensão das mutações, deleções ou rearranjo de genes responsáveis pela ocorrência de alguns dos subgrupos do sistema ABO. As técnicas mais comumente utilizadas para a genotipagem ABO também são avaliadas, bem como suas vantagens e limitações.

Genética do Sistema ABO

→ <strong>Genética do Sistema ABO</strong>

As transferases A e B tem estruturas similares entre si, sendo que a sua especificidade será determinada pelos aminoácidos localizados próximos ao sítio de ligação da enzima com seu respectivo açúcar.10

A mudança estrutural no alelo A1 que dará origem ao A1variante ou A1v (A102), é decorrente da mutação no nucleotídeo (nt) 467, que resulta na substituição do aminoácido Pro156Leu. Os dois alelos são comuns, porém com freqüências extremamente diferentes, nas poucas populações estudadas.10,21,33,34,35

Molecular aspects of ABO Blood Group System

Do ponto de vista clínico, o antígeno D do sistema Rh é o mais importante dentro do grupo dos antígenos Rh (que contém 50 diferentes antígenos), por ser o mais imunogênico e responsável pela doença hemolítica do RN e de outras reações hemolíticas agudas ou retardadas.

A pessoa portadora do tipo de sangue O não tem aglutinogênios A ou B nas hemácias, por isso, dizemos que esse grupo é um doador universal, uma vez que seu sangue, na forma de concentrado de hemácias, pode ser doado para pessoas com sangue A, B, AB ou O.

Os indivíduos ii não possuem nem um nem outro aglutinogênio. Entre os alelos Ie IB há codominância, assim, cada um fornece o seu efeito e aparecem as duas substâncias.

De estudante para estudante

De estudante para estudante

Estudos posteriores revelaram um segundo alelo O denominado de O1 variante ou O1V (O02), que além de apresentar a deleção de uma única base no nt261 tem também outras 9 substituições de nucleotídeos (G106T, G188A, C189T, C220T, A297G, T646A, G681A, C771T e G829A) que o diferem da seqüência do consenso A1.5,9,11,14,23,24,46

O seqüenciamento do gene humano H que codifica a enzima a1,2-L fucosiltransferase, identificou uma proteína de 365 aminoácidos com uma massa molecular de 41,249Da, que é codificada no locus FUT1 no braço longo do cromossomo 19. Esse gene é formado por quatro exons, sendo que a região de código da proteína está localizada no exon 4.12,49

Um alelo O inicialmente denominado de O3, encontrado em uma família sueca, mostrou as mutações C467T e del1060C, sendo que ambas são características do alelo A2. A esse variante foi adicionado também uma outra substituição passível de ser encontrada, que seria a inserção do nucleotídeo G (guanina) na posição 798-804, semelhante ao que ocorre no alelo Ael.12,48

Aglutinogênios e aglutininas no sistema ABO

O conhecimento da estrutura tridimensional da proteína junto com as propriedades cinéticas das enzimas quanto à especificidade entre o açúcar aceptor e o substrato, podem revelar como a substituição do nucleotídeo e/ou aminoácido afeta a atividade das glicosiltransferases dos subgrupos do sistema sangüíneo ABO.10

Os subgrupos de B, são mais raros do que os de A. Eles são caracterizados pela fraca aglutinação dos eritrócitos com o soro anti-B e/ou anti-AB, bem como pela baixa absorção dessas células na presença de anti-B. A saliva dos indivíduos desses secretores exibem altas concentrações do antígeno H.12,15 Em geral e, ao contrário dos subgrupos de A, a classificação dos subgrupos de B é bastante controversa.

Para análise do polimorfismo do gene podemos citar a técnica de SSCP (Single Strand Conformation Polymorphism) que permite identificar variações de seqüência (mutações ou polimorfismos) através da detecção de alterações da conformação de cadeias simples de DNA. A técnica de SSCP é considerada uma das melhores para detecção das mutações inesperadas no gene, pois é capaz de identificar substituições, deleções e/ou inserções de nucleotideos baseado na diferença de mobilidade eletroforetica dos fragmentos de DNA com seqüências diferentes. O fator limitante dessa técnica é a dificuldade operacional na prática clínica.10,21,52

Exercício resolvido

Barjas e Castro em um estudo com três famílias brasileiras sobre a heterogeneidade molecular do alelo A3, não encontrou a mutação 871, mas durante a análise da seqüência dos nucleotideos dessas amostras identificou outras substituições.

Os genes são codificados por meio de seqüências específicas presentes no DNA, localizadas em pontos estratégicos ao longo do cromossomo. Já os alelos são formas alternativas de genes, que ocupam um único locus em cromossomos homólogos. Os principais alelos do gene ABO são A1, B e O, que darão origem aos quatro grupos sangüíneos: A, B, AB e O.15

Popular

De modo semelhante, pessoas do grupo AB, por não terem aglutininas anti-A ou anti-B no plasma, aceitam transfusões de hemácias de pessoas com sangue A, B, AB ou O, sendo chamadas receptores universais.

Assim concluindo, essa revisão possibilita ao leitor um maior entendimento das bases moleculares do sistema sangüíneo ABO, dos seus subgrupos e das principais técnicas atualmente empregadas, assim como suas aplicações e limitações.

O que são antígenos quais os principais antígenos do sistema ABO?

Quando observamos o sistema ABO temos, nas hemácias, dois tipos de proteínas (antígenos) denominadas aglutinogênios A e aglutinogênios B, responsáveis pela determinação do fenótipo sangüíneo.

O que são antígenos do sistema ABO?

O sistema de grupos sanguíneos ABO é a maneira mais comum de classificar o sangue humano baseado nas propriedades das hemácias (glóbulos vermelhos), determinando a presença ou ausência dos antígenos A e B, que são carreados na superfície destas células. Existem 4 tipos de sangue neste sistema: A, B, AB e O.

O que são antígenos do grupo B?

o Grupo B: Possuem antígeno chamado aglutinogênio B; o Grupo AB: Possuem os dois antígenos, aglutinogênio A e B; o Grupo O: Não possuem nenhum dos dois antígenos.

O que são antígenos e Aglutinogênios?

A aglutinina funciona como anticorpo que pode provocar a aglutinação de células quando identificadas como antígeno. O termo aglutinogênio é usado principalmente para os antígenos do sistema sanguíneo humano. Assim, os aglutinogênios são glicoproteínas presentes na superfície de todas as hemácias do sangue humano.

O que você entende por Aglutinogenio e Aglutinina?

Aglutininas são anticorpos do plasma sanguíneo específicos contra determinados aglutinogênios. É uma proteína que combate o aglutinogênio estranho do organismo. Susceptível de causar a aglutinação de microrganismos e dos glóbulos vermelhos que contêm o aglutinogênio.

Quais são os tipos de Aglutinogênios?

Os aglutinogênios são antígenos encontrados na superfície das hemácias. Existem dois tipos de aglutinogênios: A e B. As aglutininas são anticorpos presentes no plasma sanguíneo e existem em dois tipos: anti-A e anti-B.

O que significa a sigla ABO?

O sistema ABO são classificações do sangue humano nos quatro tipos existentes: A, B, AB e O. Enquanto que o Fator Rh é um grupo de antígenos que determina se o sangue possui o Rh positivo ou negativo.

Como saber o genotipo do sangue?

O tipo sanguíneo em humanos é condicionado por alelos múltiplos. São quatro os tipos de sangue: A, B, AB e O. Cada um destes tipos é caracterizado pela presença ou ausência de aglutinogênio, nas hemácias, e aglutinina, no plasma sanguíneo....Grupos Sanguíneos: 1. Sistema ABO.

Quais são os genótipos possíveis para cada tipo de sangue?

Grupos Sanguíneos: 1. Sistema ABO