EQST

Quais Os Objetivos Das Licitaçes Pela Nova Lei?

Quais os objetivos das Licitações pela nova Lei?

São expostos os objetivos de assegurar o resultado de contratação mais vantajoso, conforme o ciclo de vida do objeto, assegurar o tratamento isonômico e a justa competição, evitar contratações com sobrepreço, superfaturamento e também afastando preços manifestamente inexequíveis, incentivar a inovação e o ...

Quando será promulgada a nova Lei de Licitações?

A nova Lei de Licitações (Lei nº 14.133/2021) foi sancionada na última quinta-feira (1º/4) pelo presidente da República. ... A nova lei cria regras para União, estados, Distrito Federal e municípios e prevê cinco modalidades de licitação: concorrência, concurso, leilão, pregão e diálogo competitivo.

Quais os tipos de licitação na nova Lei?

As modalidades de licitação previstas na Lei nº 14.133/2021, em seu artigo 28 e incisos, são Pregão, Concorrência, Concurso, Leilão e Diálogo Competitivo.

O que muda na Lei de Licitações 2021?

Dentre as principais mudanças, podemos destacar a queda de algumas modalidades de licitação, como a Carta Convite e a Tomada de Preços, e a adição de uma nova modalidade de licitação, o Diálogo Competitivo.

Onde a lei de Licitações se aplica?

A abrangência da Nova Lei de Licitações com aplicação integral. A Lei nº 14.133/2021 abrange integralmente todos os entes da administração pública direta da União e de todos os Estados e Municípios brasileiros, bem como do Distrito Federal.

Para que serve a Lei de Licitações?

Esta Lei estabelece normas gerais sobre licitações e contratos administrativos pertinentes a obras, serviços (inclusive de publicidade), compras, alienações e locações no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

O que muda na nova Lei de Licitações 2020?

A Nova Lei de Licitações também trouxe algumas mudanças muito importantes no que diz respeito à definição das modalidades de licitação. A nova lei deixa de definir a modalidade em razão do valor do objeto. Por essa razão, as modalidades de tomada de preços e convite deixam de existir.

Quais são as principais mudanças no processo licitatório que a Lei 14.133 21 traz?

Pela Lei 14.133/21, houve uma inversão: preparatória, divulgação do edital, apresentação das propostas (lances, na hipótese do pregão), julgamento, habilitação, recurso e homologação. Ou seja, houve uma mudança significativa: agora, o julgamento vem antes da habilitação.

O que diz a Lei 14133?

Ao lado das modalidades conhecidas, a Lei14.133/2021 prevê ainda uma nova modalidade específica para o desenvolvimento de soluções durante o certame: o diálogo competitivo. No novo diploma foram extintas, porém, as modalidades de convite e tomada de preços, previstas na antiga Lei Geral de Licitações.

O que diz a Lei 14133 de 2021?

Art. 1º Esta Lei estabelece normas gerais de licitação e contratação para as Administrações Públicas diretas, autárquicas e fundacionais da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, e abrange: ... II - os fundos especiais e as demais entidades controladas direta ou indiretamente pela Administração Pública.