Capim-Cidreira e seus Benefícios
A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. Além disso, a planta também melhora os casos das cólicas.
De acordo com o formulário de fitoterápicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, o ideal é ingerir até 3 xícaras por dia, sem ultrapassar a quantidade de 12 gramas de folhas da planta ou 450ml do chá.
Também conhecido como capim-limão e capim-cidreira, o capim-santo pode ser usado na aromaterapia e nas indústrias farmacêutica e alimentícia. ... A erva, que é usada principalmente para fazer chás, também tem grande aplicação nas indústrias farmacêutica, alimentícia e de cosméticos e na aromaterapia.
Passo a passo - Amasse as folhas picadas levemente, com a ajuda de um pilão. Separe. - Aqueça a quantidade de uma xícara (chá) de água, sem deixar ferver. - Por fim, coloque a erva-cidreira na ágata com a água aquecida e deixe por 10 minutos em infusão.
O chá de capim-limão pode ser tomado quente ou gelado. Para prepará-lo, basta fazer uma infusão das folhas em água quente. Deixe o recipiente tampado até a temperatura ficar agradável para o consumo e coe as folhas. A medida ideal é de 4 a 6 folhas picadas para cada xícara de água.
Coloque um saquinho em uma xícara de chá. Encha de água fervente e deixe em infusão, por aproximadamente, 3 minutos, até adquirir cor e sabor. Adoce a gosto.
Modo de preparo: Ferva a água, desligue o fogo. Então adicione as folhas secas da planta e deixe tampado por 20 minutos. Coe e beba 3 vezes ao dia.
Uma vez separadas todas as impurezas, seque as folhas o mais rapidamente possível num lugar arejado e sombrio. O tempo úmido prejudica o bom aspecto das folhas. A melhor maneira de conservar as folhas, uma vez secas, é guardá-las em recipientes hermeticamente fechados.
Como preparar chá Como fazer: basta adicionar as folhas de Camellia sinensis numa xícara com água fervente, tampar e deixar repousar por entre 5 a 10 minutos. Quanto mais tempo as folhas ficarem repousando, mais forte será o sabor do chá e mais compostos estarão presentes na água.
Água a 100°C, é hora de fazer o chá de fato. Coloque o saquinho de chá na xícara e, em seguida, despeje a água fervente. Se for chá verde, ele deverá ficar imerso na água por 2 minutos; se for preto ou infusão, por um período de 2 a 3 minutos para que a bebida atinja seu máximo sabor.
Como usar a Quixaba Ingredientes para o chá de quixaba: Usar 2 colheres de cascas de quixaba para 1 litro de água. Cozinhar a casca na água por 15 minutos, em seguida coar e tomar para auxiliar nos tratamentos cicatrizante e anti-inflamatório.
2 colheres de sopa para um litro de água. Deixe cozinhar por cerca de 10 a 15 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo retire do fogo e deixe repousando por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso.
Colocar a casca de quixaba na água e colocar para ferver. Depois de fervida, deixar amornar, coar e beber até 2 xícaras do chá por dia. Este remédio caseiro para cisto no ovário é contraindicado para mulheres diabéticas dependentes de insulina, pois a quixaba provoca diminuição dos níveis de açúcar no sangue.
O chá de quixaba (planta também chamada de quixaba-preta e rompe-gibão) é uma bebida de ação tônica, anti-inflamatória, hipoglicemiante, cicatrizante. Assim, ela se tornou popular por auxiliar no tratamento para inflamações no útero, corrimentos e cistos no ovário.
Estudar uma planta para conhecer seu poder cicatrizante e, ao mesmo tempo, ajudar a protegê-la do risco de extinção. A Sideroxylon obtusifolium, popularmente conhecida como quixaba, é uma árvore nativa do semiárido brasileiro, muito usada em doenças inflamatórias na medicina popular.
O Barbatimão é uma planta medicinal, também conhecida como Barbatimão-verdadeiro, barba-de-timan, casca-da-mocidade ou ubatima, e é muito usada para ajudar a tratar feridas, hemorragias, queimaduras, dores de garganta ou inchaços e hematomas na pele, por exemplo.
Para que serve a Aroeira e como preparar o chá A aroeira é uma planta medicinal, também conhecida como aroeira vermelha, aroeira-da-praia, aroeira mansa ou corneíba, que pode ser utilizada como remédio caseiro para tratar doenças sexualmente transmissíveis e infecções urinárias em mulheres.
Essa infusão pode ser consumida em forma de chá ou até servir de banho de assento para tratar infecções (neste caso, espere o líquido ficar mais morno). Vale destacar que os frutos da aroeira também são comestíveis e podem ser consumidos in natura.
Chá de aroeira Coloque as cascas dentro da água e leve ao fogo até ferver; Coe e beba de 3 a 4 vezes por dia.
A aroeira tem várias propriedades terapêuticas, entre elas a anti-inflamatória. Para aliviar a coceira de picadas de insetos e inflamações na pele, faça um chá com as folhas da aroeira e jogue na pele.
Para preparar este remédio, basta misturar o bicarbonato de sódio e a água, até formar uma pasta uniforme e, de seguida, passar na pele irritada, cobrir com uma gaze limpa e trocar o curativo cerca de 3 vezes ao dia, até que os sinais de irritação na pele, como coceira e vermelhidão, tenham desaparecido.
Uma maneira bem simples de tratar a coceira é por banho de imersão em água morna, misturada com 2 xícaras de farinha de aveia, ou com duas colheres de sopa de vinagre de maçã. Outro método, é polvilhar amido de milho, ou maizena, na parte da pele que estiver a coçar. Também poderá fazer uma compressa fria.