As técnicas da citológicas são microscopia óptica e microscopia eletrônica.
Da técnica à coleta. O exame papanicolau consiste na raspagem das células endocervicais e ectocervicais. Esse procedimento é realizado por meio de três dispositivos de coleta: um espéculo (“bico de pato”), espátula de Ayres e uma pequena escova.
Citologia ou Colpocitologia Oncótica, como também é chamado, o exame é simples e eficiente. É feita a coleta de material do colo do útero com uma “colher de raspagem”, o que é rápido e indolor, pode causar certo incomodo, porém é pouco.
Para garantir um resultado correto, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) nos dois dias anteriores ao exame, evitar também o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nas 48 horas anteriores à realização do exame.
Se é o exame de papanicolau a que você se refere o resultado varia com o laboratório, mas em geral de 1 a 2 semanas. Se é exame de papanicolau geralmente te os laboratórios pedem um prazo de 10 dias para entregar, mas depende muito de cada estabelecimento.
Toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico, especialmente dos 25 aos 59 anos de idade. O exame deve ser feito dez ou vinte dias após a menstruação, pois a presença de sangue pode alterar o resultado. Inicialmente o exame deve ser feito a cada ano.
Não adianta colher o material para papanicolau pouco antes ou logo depois da menstruação. Nesse período, o útero descama naturalmente, o que pode prejudicar os resultados. O ideal é marcar com seu médico para fazer a coleta uma semana antes ou dez dias depois do fluxo menstrual.
Quais os cuidados para a realização do exame preventivo? Não ter relação sexual, nem mesmo com camisinha, dois dias antes do exame; não usar duchas ou medicamentos vaginais nos dois dias anteriores ao exame e não estar menstruada (regulada).
"A recomendação para ficar confortável com o biquíni ou a calcinha sem deixar a região exposta é depilar três dedos acima do clitóris e deixar dois dedos nas laterais. Os pelos não podem ser muito curtos, por isso, devem ter dois dedos de altura." 2) Tire da cabeça a ideia de usar ducha vaginal.
Preparo do exame de papanicolau Não ter tido relação sexual nas 72 horas anteriores ao exame; Não utilizar duchas de higiene íntima; Não utilizar cremes ou lubrificantes vaginais.
Não é recomendado ter relação sexual dias antes do exame? Verdade! O contato com os fluidos do parceiro (ou mesmo o uso de lubrificantes e outros produtos) são capazes de alterar o resultado do exame, visto que podem ficar acumulados no colo até a hora da coleta.
Essas alterações encontradas no seu Papanicolaou são benignas, sem risco de câncer. A avaliação do seu médico será importante para avaliar o tratamento de alguma inflamação no colo uterino, corrimento ou vulvovaginite. Converse com o seu médico.
Em um exame de papa Nicolau? Costumeiramente nos laudos com alterações inespecíficas, estas são ligadas a baixo grau : o que significa que nas células que foram para análise, foram vistas pequenas alterações que não são específicas para fechar um diagnóstico de certeza.
A colposcopia funciona como se fosse um microscópio e permite a análise do colo do útero, a vagina e a vulva de forma ampliada e detalhada, por conta das lentes de aumento utilizadas no processo. É um exame que, em geral, é realizado junto com o exame de Papanicolau.