5 habilidades de um bom gestor de laboratório
A gestão laboratorial cuida dos processos que acontecem desde a chegada do paciente até o momento que o resultado dos exames são entregues a ele, e diversas áreas, tarefas e pessoas são envolvidas nessa jornada.
Seja em épocas de alta demanda ou não, a boa gestão de laboratório de análises clínicas depende de uma gestão de estoque e materiais eficiente. O gestor deve organizar os pedidos conforme a demanda para não ter que lidar com atrasos e problemas.
O controle de qualidade laboratorial é um conjunto de ações que visam proporcionar maior segurança, eficiência e qualidade para a coleta de exames. ... A seguir, você vai conhecer alguns dos processos que são utilizados para garantir o controle de qualidade laboratorial.
O controle de qualidade para laboratório de análises clínicas depende de fatores que devem ser mensurados e acompanhados para atingir os resultados. ... Otimização de processos e padronização de técnicas: maneira de se obter resultados fidedignos, consistentes e condizentes com a situação clínica do paciente.
Portanto, o controle de qualidade em laboratórios funciona como um importante diferencial competitivo. Ela possibilita o controle efetivo, a rastreabilidade de todos os procedimentos executados e o aumento da produtividade, uma vez que passa a fazer melhor uso do tempo ao empregar processos padronizados.
O Sistema de Gestão da Qualidade serve para verificar todos os processos da empresa e como eles podem interferir na melhora da qualidade dos produtos ou serviços com foco no cliente. Várias empresas no mundo usam o SGQ para implantar novos processos, bem como gerenciar e checar a sua qualidade.
A RDC 302/2005 regulamenta o funcionamento do laboratório clínico no que diz respeito às condições gerais de organização, recursos humanos, infraestrutura, equipamentos e instrumentos laboratoriais, produtos para diagnóstico de uso in vitro, gerenciamento de resíduos e biossegurança.
302, de 13 de outubro de 2005, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). O objetivo deste estudo foi realizar uma avaliação normativa em laboratórios de análises clínicas, tendo como base a RDC N°. ... Os laboratórios 2, 3, 4, 6, 9, 11 e 12 foram avaliados como satisfatórios.
O que é RDC 216? É uma Resolução da Diretoria Colegiada elaborada pela ANVISA a fim de esclarecer quais são os cuidados mínimos de serem mantidos durante a manipulação para garantir alimentos sem qualquer tipo de contaminação que possa colocar em risco a saúde dos consumidores.
Apresentadas essas considerações, acompanhe o passo a passo para criar um Procedimento Operacional Padrão na sua organização:
O chamado POP (sigla para Procedimento Operacional Padrão) é um documento formatado como manual descritivo para a execução de tarefas e procedimentos. Servindo para informar aos profissionais envolvidos nos processos sobre as diretrizes de atuação, mantendo assim a padronização das atividades.