3) Quais as cidades importantes ergueram-se em seus domínios? R. Curitiba, Ponta Grossa, Lages, Caxias do Sul, Passo Fundo, Chapecó e Cascavel.
Os domínios morfoclimáticos representam a combinação de um conjunto de elementos da natureza – relevo, clima, vegetação – que se inter-relacionam e interagem, formando uma unidade paisagística. No Brasil, o geógrafo Aziz Ab'Saber foi o responsável por fazer essa classificação.
Faixa de transição morfoclimática são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Um exemplo de faixa de transição é a região do Pantanal, que ocupa partes do sudoeste do Mato Grosso e oeste do Mato Grosso do Sul.
São três as principais faixas de transição brasileiras: a Mata dos Cocais, o Agreste e o Complexo do Pantanal. Áreas de transição, em amarelo.
As Faixas de Transição. Separando os vários domínios geoecológicos, existem áreas com características bastante complexas. Apresentam, geralmente, elementos de dois ou mais domínios. Essas áreas não individualizadas ou não-diferenciadas são denominadas faixas de transição.
Os mangues correspondem a uma vegetação que se apresenta em áreas costeiras, compreendendo a uma faixa de transição entre aspectos terrestres e marinhos. Esse tipo de cobertura vegetal se estabelece em lugares nos quais predominam o clima tropical e subtropical.
É a região de transição entre duas comunidades ou entre dois ecossistemas. Na área de transição (ecótono) vamos encontrar grande número de espécies e, por conseguinte, grande número de nichos ecológicos. Exemplo: Matas de cocais - mata de transição entre o Bioma Amazônico e a Caatinga.
Definição. Faixas morfoclimáticas são áreas intermediárias entre as regiões naturais, muitas vezes agrupam características de dois ou mais domínios morfoclimáticos. Além disso, as faixas de transição são áreas de grande biodiversidade pois nelas encontram-se várias espécies de vários domínios.
Meio-norte – é uma faixa de transição entre a Amazônia e o sertão semiárido do Nordeste, é composta pelos estados do Maranhão e oeste do Piauí. A vegetação natural dessa área é a mata de cocais, carnaúbas e babaçus, em sua maioria.
Os manguezais (mangues) constituem biomas litorâneos, com vegetação arbustiva e onde o solo é salgado e lodoso. São formados na desembocadura de rios e nos litorais protegidos da ação direta do mar – como baías de águas paradas ou litorais guarnecidos por diques de areia.