É considerado um período multifacetado das manifestações artísticas. Entre suas características estão: individualismo, pluralidade, liberdade de expressão e espontaneidade. Saiba mais sobre o Modernismo: Características do Modernismo.
A arte moderna consolidava-se então no Brasil, reverberando novas produções nas décadas seguintes. Pode-se dividir o Modernismo brasileiro em três fases: Primeiro Modernismo (1922-1930), Segundo Modernismo (1930-1945) e Terceiro Modernismo (1945-1960).
Com a Semana de Arte Moderna em 1922 tem início a Primeira Fase do Modernismo, que também é chamada de Fase Heróica. Pode-se caracterizar tal fase por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética inspiradas nas vanguardas europeias como o cubismo, o futurismo, o surrealismo e outros.
Movimento Modernista O Modernismo teve início no século XX e apresentou uma proposta inovadora nas formas de manifestações artísticas. ... O Modernismo surgiu com uma série de movimentos culturais que tinham por objetivo romper com o tradicionalismo de escolas literárias anteriores.
O Modernismo no Brasil surgiu no início do século XX e tem como marco inaugural a Semana de Arte Moderna de 1922. O movimento artístico, literário e cultural tinha o objetivo de romper com o tradicionalismo da escola anterior e acabar com as regras e paradigmas que imperavam até o momento sobre como fazer artes.
1- hegemonia dos proprietários rurais de São Paulo e Rio de Janeiro. 2- ascenção da burguesia industrial. 3- elevado número de imigrantes fixando-se no eixo venero-sul.
O Modernismo surgiu no período temporal que separou a Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918) e a Segunda (1939 - 1945). A sua origem se situa, portanto, numa época atravessada por conflitos, revoluções e transformações sociais profundas. ... A partir de 1890, o Modernismo começou a tomar forma enquanto movimento cultural.
O contexto histórico da Arte Moderna era um mundo que havia passado por transformações intensas no âmbito social, econômico e político. ... As influências chegaram na segunda década do século XX, mas só se consolidaram na Semana de Arte Moderna, também conhecida como Semana de 22.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. Por ser um período de transição, o pré-modernismo apresenta traços de estilos do século XIX, como: realismo, naturalismo, parnasianismo e simbolismo. ...
Resposta: A arte moderna foi impulsionada por dois grandes motores. Um deles foi a busca pelo novo, o outro foi a procura pelo desenvolvimento de uma linguagem autônoma para obra de arte.
A Semana de Arte Moderna nasceu no contexto da República Velha, controlada pelas oligarquias cafeeiras e pela política do café com leite. Os artistas da Semana de 22, em sua maioria, eram descendentes dessa oligarquia, o que facilitou a realização do evento, que teve o apoio do governador de São Paulo.