Exemplos de grandezas: comprimento, massa, temperatura, velocidade. Medir uma grandeza física é compará-la com outra grandeza de mesma espécie, que é a unidade de medida.
Atualmente podemos destacar dois tipos de grandezas físicas presentes na natureza: Grandezas Escalares e Grandezas Vetoriais.
Definida como a distância dividida pelo tempo, precisa-se calcular duas grandezas físicas, espaço e tempo, para depois dividi-las, obtendo um novo resultado, uma nova grandeza física, derivada de duas grandezas fundamentais. Escalares: são aquelas em que basta o número e a unidade de medida para defini-la.
Grandezas fundamentais são aquelas das quais temos uma percepção direta - espaço, massa e tempo. Quando duas ou mais grandezas fundamentais definem uma outra grandeza, temos uma grandeza combinada como velocidade, força e trabalho.
Grandezas vetoriais são aquelas que além do valor da intensidade, precisam também de direção (horizontal, vertical, inclinada) e sentido (cima, baixo, esquerda, direita). Ex.: força, aceleração, velocidade, campo elétrico etc.
Resposta. São grandezas escalares: Tempo, Temperatura, Volume, Massa, Trabalho de uma Força, etc. ... Grandezas que necessitam, além de seu valor associado a uma unidade, de direção e de sentido para ficar totalmente determinadas são denominadas grandezas vetoriais.
Entendemos por grandeza tudo aquilo que pode ser medido, contado. As grandezas podem ter suas medidas aumentadas ou diminuídas. Alguns exemplos de grandeza: o volume, a massa, a superfície, o comprimento, a capacidade, a velocidade, o tempo, o custo e a produção.