Os anelídeos são animais invertebrados de corpo mole, alongado, cilíndrico e dividido em anéis, apresentando uma nítida segmentação. O filo Annelida apresenta 15 mil espécies, encontradas na água doce ou salgada e em solo úmido. Os principais representantes dos anelídeos são as minhocas e as sanguessugas.
Os parapódios possuem diversas formas e funções, podendo servir para locomoção, proteção, podem ajudar a criar correntes de água para os organismos que constroem tubos, e podem ainda possuir regiões modificadas em brânquias que auxiliam nas trocas gasosas. ... Os parapódios podem ser birremes ou unirremes.
Anelídeo
Filo do Reino Animal constituído por animais invertebrados triblásticos, celomados, de corpo cilíndrico, possuindo simetria bilateral e metamerização interna e externa do corpo, formado por vários anéis. Seus representantes, com ampla distribuição, habitam ambientes aquáticos ou terrestres.
Oligoquetas (oligo = pouco e chaeta = cerdas): Esses organismos apresentam corpo longo, cilíndrico e são dotados de poucas cerdas, estruturas rígidas quitinosas que ajudam na locomoção. São encontrados normalmente em solos úmidos, mas podem aparecer em água doce e água salgada.
Muitas espécies de poliquetas alimentam-se de detritos. Algumas engolem o sedimento do fundo de uma forma pouco ou nada selectiva. O sedimento é ingerido e o material orgânico aí existente é assimilado à medida que passa pelo tubo digestivo – são poliquetas detritívoros não selectivos.
Não há parapódios (pequenas projeções do corpo que ajudam na locomoção) e nem cabeça diferenciada do restante do corpo. Poliquetas: Possuem muitas cerdas em cada anel. ... Os poliquetos são carnivoros. Aquetas: Também chamados de hirudíneos, não possuem cerdas e apresentam ventosas que ajudam na fixação e locomoção.
adj. ( Classe de anelídeos hermafroditas, de corpo segmentado, sem diferenciação da região cefálica, que habitam solo úmido ou água doce, e cujos representantes mais comuns são as minhocas.
Os poliquetas, oligoquetas e hirudíneos são classes de animais anelídeos. São os anelídeos que possuem como principal característica a existência de muitas cerdas (parapódios) nas regiões laterais do corpo. ... Os poliquetas, ao contrário dos oligoquetas, não possuem clitelo.
São pequenos filamentos que auxiliam na locomoção das minhocas.
Os anelídeos também, em sua maioria, apresentam cerdas de quitina que podem ser rígidas e curtas ao longo do corpo que auxiliam os animais terrestres na fixação ao substrato ou longas que auxiliam os animais aquáticos na natação.
As ondas peristálticas percorrem o corpo da minhoca em sentido oposto ao deslocamento, independente do local que esteja. ... 7) Reprodução do esquema da anatomia interna de uma minhoca, nomeando as principais estruturas encontradas (Figura 15.
As minhocas fixam as pontas das cerdas no solo, facilitando o seu deslocamento, quando contraem a forte musculatura da parede do corpo.
As minhocas possuem grande importância ecológica. Isso porque, ao se alimentar de micropartículas orgânicas existentes no solo, este anelídeo revolve o substrato, arejando e drenando a terra. ... Por isso, a epiderme deve ser mantida constantemente úmida e as minhocas apresentam comportamento fotofóbico.
Resposta. Eles realizam respiração cutânea, por não possuírem um órgão específico para realizar as trocas gasosas, então possuem essas características que são fatores fundamentais para que possa ocorrer a troca gasosa.
Esses túneis são importantes porque permitem a passagem de oxigênio em meio ao solo. ... Para que consigam cavar esses túneis, as minhocas contraem seu corpo (que é estruturado em aneis) e possuem cerdas que auxiliam na fixação do corpo e no movimento.
Os anelídeos são animais pluricelulares e são considerados vermes complexos devido a sua estrutura corporal ser semelhante aos vermes. Porém suas diferenças que os torna vermes mais complexos são a presença de sistema circulatório e sistema digestivo completo.
Platelmintos - vermes de corpo achatado, em forma de fita;Nematelmintos - vermes de corpo homogeneamente cilíndrico e afilado em ambas as extremidades; Anelídeos - vermes de corpo dividido em anéis.
Platelmintos: São achatados, acelomados, sistema digestório incompletos ou ausentes, reprodução assexuada ou sexuada. Nematelmintos: São cilíndricos, pseudocelomados, sistema digestório completo, reprodução sexuada.