A pupila é um orifício que regula a entrada de luz. Por ser um orifício, não tem cor, mas a sua aparência é preta, pois não há iluminação na parte interna dos olhos. A íris possui músculos que podem se contrair ou relaxar, diminuindo ou aumentando o tamanho da pupila de acordo com a iluminação do ambiente.
Isso acontece porque após alguns segundos em um ambiente escuro, o tamanho da pupila (o círculo preto que temos no centro da íris) muda de acordo com a entrada da luz em nossos olhos. Isto é, quando existir menos luz no ambiente, a íris (a parte colorida do olho) relaxa e a pupila dilata de modo que receba mais luz.
A estrutura do olho humano é complexa e apresenta como partes mais conhecidas: a íris, a pupila, o cristalino e a retina. Nessa última, estão os fotorreceptores. O olho humano é um órgão fotossensível complexo que está relacionado com nossa capacidade de visão.
Bem Estar | Especialista explica o que é pinguécula, que surge no canto interno do olho | Globoplay.
No caso do olho tremendo, a causa pode estar na ingestão insuficiente da vitamina B12 e de minerais que participam da condução elétrica e da contração muscular, como o potássio e o magnésio.
Na grande maioria dos casos, pálpebras tremendo não significam transtornos graves, tampouco problemas relacionados à visão. Mas é bom ficar atento, porque, provavelmente, você está no ápice do stress ou precisa recuperar algumas horas de sono.
O tratamento mais utilizado para tremor essencial inclui as seguintes medicações: propranolol, primidona e clonazepan. Pode-se utilizar ainda gabapentina e topiramato.
Raiva intensa, fome extrema ou privação do sono podem fazer tremer as mãos. Isso é conhecido como tremor fisiológico. Baixo nível de açúcar no sangue: ou hipoglicemia. Ela aciona a resposta natural do seu corpo de estresse e faz você instável.